Curso de Elaboração de Vinhos da Embrapa no Sul do País. Confira como foi.

Curso de Elaboração de Vinhos na Embrapa de Colombo-PR
Curso de Elaboração de Vinhos na Embrapa de Colombo-PR

Em janeiro deste ano tive a oportunidade de participar de um evento incrível oferecido pela Embrapa – o Curso Básico de Elaboração de Vinhos que foi realizado nas instalações da Embrapa Floresta que fica em Colombo, região metropolitana de Curitiba-PR.

Aulas ministradas pelo enólogo João Carlos Taffarel
Aulas de Elaboração de Vinhos e suco de uva ministradas pelo enólogo João Carlos Taffarel

As aulas foram ministradas pelo enólogo João Carlos Taffarel, que também é sócio-proprietário da Vinícola Cave Antiga, localizada na Serra Gaúcha.

Aula Teórica muito dinâmica
Aula Teórica muito dinâmica

Foram dois dias (14 e 15 de janeiro) extremamente produtivos com informação teórica bem rica e bastante atividade prática!!!!

e muita aula prática também
e muita aula prática também

Um curso extremamente recomendado para quem sonha em se tornar um winemaker e produzir, mesmo que de forma artesanal, seu próprio vinho.

Programação do Curso
Programação do Curso

Segundo informações da Embrapa, o curso atende uma antiga e constante demanda de capacitação em processamento de uva, uma das principais formas de diversificação da propriedade rural e fonte alternativa de renda.

Turma Colombo 2020

Participantes do curso em Colombo – Janeiro/20

Na minha turma havia 20 participantes, muitos, inclusive, já produziam vinho e suco de uva e se inscreveram para aperfeiçoar as técnicas de vinificação. Caso dos colegas Jorge Miola e Estácio Seixas, que fizeram questão de levar alguns de seus próprios vinhos e sucos de uva para serem apreciados pelos colegas da turma.

Vinho produzido pelo colega Jorge Miola
Vinho produzido pelo colega Jorge Miola em Curitiba-PR

Análise Sensorial

Quem participou do treinamente teve também a oportunidade de ter aula prática em análise sensorial, momento fundamental para identificar os defeitos ou as características de um bom vinho.

Aula de Identificação de Defeitos
Aula de Identificação de Defeitos do Vinho

Mão na massa

O ponto alto do curso foi realmente poder “colocar a mão na massa” e ver na prática muito daquilo que a gente aprende na teoria. A Embrapa Floresta em Colombo conta com uma cantina muito bem equipada.

Cantina da Embrapa Colombo - muito bem equipada para a aula
Cantina da Embrapa Colombo – muito bem equipada para a aula

Além do vinho tinto, fizemos também suco de uva integral. A uva utilizada foi a bordô – recém-colhida e muito linda!!!!

Uvas Bordô recém-colhidas
Uvas Bordô recém-colhidas foram usadas no curso

Dentre os vários instrumentos/equipamentos interessantes que podemos manusear estava o refratômetro – indispensável na produção do vinho é usado para determinar a concentração de açúcar no mosto.

Fazendo uso do refratômetro durante a aula prática
Fazendo uso do refratômetro durante a aula prática

Acompanhar e participar de cada processo – do desengace ao engarrafamento – com explicações técnicas detalhadas em todas as etapas foi algo realmente sensacional.

Do desengace ao engarrafamento
Do desengace ao engarrafamento

Contato Pós-Aula

Durante os dois dias de atividades foi possível receber fotos e conteúdos adicionais via WhatsApp em uma lista de transmissão específica criada pelos organizadores. Após o curso, foi criado um grupo específico com os participantes da turma de Colombo.

O grupo está de vento em popa e a gente pode trocar informações bem importantes sobretudo sobre uvas, maquinários, sulfitos etc. E o melhor de tudo: a gente acompanha de perto a produção dos colegas que compartilham suas experiências no grupo.

Centro-Oeste bem representado

Turma de Bento Gonçalves
Turma de Bento Gonçalves Foto: divulgação

Além de Colombo, o curso também foi realizado entre os dias 28 e 31 de janeiro em Bento Gonçalves-RS. Foram abertas mais duas turmas e chamou à atenção a representatividade da região Centro-Oeste, que tem se destacado como polo produtor de uvas e de processamento.

Prof. Rachel Alves, de Brasília
Prof. Rachel Alves, de Brasília – o curso é uma importante estratégia da Embrapa para atender os cidadãos que atuam na área ou não

A professora Rachel Alves Massanori Nariyoshi, que também é a presidente da Confraria Amigas do Vinho de Brasília fez o curso em Colombo (PR) no ano passado e participou de uma das turmas em Bento esse ano para aprimorar os conhecimentos. Ela já começou a elaborar vinhos em sua própria casas em Brasília e vê a oferta do curso como uma importante estratégia da Embrapa para atender todos os cidadãos, sejam diretamente da área ou não.

Próximos Cursos

Certificado de Conclusão
Certificado de Conclusão

Os cursos de elaboração de vinhos e suco de uva são oferecidos pela Embrapa Uva e Vinho anualmente, por ocasião da Safra na Região Sul (janeiro/fevereiro). As próximas turmas estão previstas para 2021. A inscrição tem o custo de R$300,00. Quem participa integralmente do curso tem direito a certificado da Embrapa Uva e Vinho.

Leia também sobre o Curso de Viticultura Básica oferecido pelo IFRS a distância e gratuitamente.

Confira mais fotos clicando aqui.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…