Curso on-line de Análise Sensorial pela UCDavis. Fiz e gostei!

Curso de Análise Sensorial
Curso de Análise Sensorial UCDavis e Coursera

A quarentena não tem sido um momento fácil pra ninguém, no entanto, é preciso saber tirar proveito deste período. Entre outras atividades, o estudo diário tem feito parte de minha rotina. Quem trabalha no mundo do vinho sabe que além da prática de beber o vinho a teoria é algo fundamental e extremamente necessário.

Curso: Wine Tasting: Sensory Techniques for Wine Analysis” ou em português: “Degustação de vinhos – técnicas sensoriais para análise de vinhos”

Pesquisando na internet descobri o curso Wine Tasting: Sensory Techniques for Wine Analysisou em português: “Degustação de vinhos – técnicas sensoriais para análise de vinhos”. Fiquei super empolgada em fazê-lo principalmente quando vi que estava sendo ofertado on-line pela Universidad da California (uma das mais respeitadas do mundo na área vitivinícola) em parceria com a Coursera (uma plataforma americana de cursos on-lines).

Diploma UCDAVIS
Diploma UCDAVIS

Para fazer o curso não há qualquer exigência a não ser o entendimento da Língua Inglesa. Apesar de ser aberto para iniciantes e iniciados, após completar o curso, eu diria que é mais apropriado para pessoas que já fizeram pelo menos um curso básico de vinhos. Também é fundamental ter disciplina para estudar. No mais é tranquilo. Excelente inclusive para ter acesso ao vocabulário técnico em inglês da área de Enologia.

John Buechsenstein
John Buechsenstein

O professor do curso é John Buechsenstein, um enólogo veterano com vasta experiência na produção de vinhos no vale de Napa e em outras regiões vitivinícolas da costa da Califórnia e educador de vinhos com 30 anos de experiência, muitos deles na U.C Davis. É também o co-autor do Sistema Padronizado de Terminologia de Aroma de Vinho, conhecido como Roda de Aroma de Vinho.

Sobre o curso Análise Sensorial de Vinhos da U.C.Davis

O curso tem 5 módulos
O curso tem 5 módulos

O Curso tem cinco módulos com duração total de cinco semanas, ou seja, uma semana para cada módulo. As aulas são em vídeo e pré-gravadas e contém fóruns participativos. Além disso, ao final de cada módulo há um teste valendo nota que qualifica o aluno para seguir no estudo. Tipos de Vinho, Aromas e Sabores, Defeitos do Vinho, Harmonização e Trabalho final são os respectivos módulos. Este último consiste em uma avaliação pormenorizada de dois vinhos que deve ser redigida e enviada para que outros colegas de curso avaliem. É necessário também que cada aluno avalie trabalho de dois colegas. O melhor: o curso é gratuito, sendo necessário pagar apenas para receber o certificado, caso haja interesse.

Relembre também o post sobre a especialização em vinhos da Califórnia.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…