.

A palavra francesa “Cuvée” se traduzida literalmente em português significa “vindo de um tanque”.  É por isso que pelo menos um significado do termo se refere a um lote ou mistura de vinho em particular. 

Espumante cuvée
Espumante Cuvée

No caso dos espumantes, o termo Cuvée pode também referir-se ao suco extraído da primeira prensagem da uva, querendo dizer qué o produto em questãoue é mais fino, mais aromático e geralmente com a cor mais clarinha.

Mas o espumante cuvée, principalmente os champanhes (veja a diferença), pode também se referir à mistura de vinhos que entram na receita específica de uma vinícola, como indica a tradução literal. Aqui vale ressaltar que a maioria dos champanhes é feitas por vinícolas que misturam os lotes de várias safras e tanques, cuidadosamente selecionadas, com a ideia de criar o mesmo sabor ano após ano a fim de manter a alta qualidade do produto.

Vinho Cuvée
Vinho Cuvée

A mistura cuidadosamente selecionada para criar um produto final repetitivo também pode ser aplicado para vinhos tranquilos (brancos, rosés ou tintos).

Um detalhe importante é que não existe uma regra ou uma regulamentação sobre o assunto já que o termo “cuvée” não é regulamentado. Dessa forma, ele pode ser colocado em um vinho simplesmente com a intenção de aumentar seu valor.

Resumo sobre Cuvée

Cuvée
Cuvée – em espumantes pode ter dois significados distitntos

Bem, de forma geral, você pode entender que este tipo de vinho é uma mistura especial da vinícola produtora – seja espumante ou tranquilo. Além disso, no caso dos espumantes, pode também ser o resultado de uma primeira prensagem. Enfim, em um caso ou outro, significa que o produto é especial.

De toda forma, é sempre bom fazer uma pesquisa sobre o “cuvée” de seu interesse a fim de garantir que o produto vale o preço que você vai pagar por ele e que não significa apenas uma estratégia de marketing.

Comentários

comentários

Close