.

De um único vinhedo, na Rota Cantinas Históricas, no interior de Bento Gonçalves, nascem dois vinhos: o Cristofoli Sangiovese e o Cristofoli Rosé de Sangiovese. A uva ícone da região da Toscana é uma das mais plantadas na Itália e acompanha a história da família no Brasil desde a vinda do imigrante Angelo Cristofoli, que cruzou o oceano há 130 anos.

No início, a família se dedicava apenas ao cultivo desta uva, que com o tempo originou um dos vinhos mais emblemáticos da marca. O primeiro a ser lançado foi o Cristofoli Sangiovese Tinto, da Safra de 2009. De lá para cá, o rótulo ganhou fãs, conquistando apreciadores que estão em busca de rótulos originais, com história e feitos com amor pela pequena família de vitivinicultores. A produção limitada é de 1.650 a 2 mil garrafas por vindima, que chegam ao mercado todos os anos.

Sangiovese Tinto 2019
Sangiovese Tinto 2019

A decisão de cultivar a Sangiovese para elaborar um vinho único veio com o amadurecimento da empresa, que buscou na sua essência variedades que estão entranhadas na história da família. As mudas foram plantadas em 2016. São 1.700 plantas, que produzem apenas três quilos cada!! Com métodos de cultivo mais modernos, maior expertise em Viticultura e Enologia, a Cristofoli não replantou apenas a uva, mas o sonho renovado do bisavô Angelo. O desenvolvimento da viticultura na Serra Gaúcha passa também por esta casta.

Sangiovese Rosé 2020
Sangiovese Rosé 2020

OS VINHOS

Cristofoli Sangiovese Tinto

De coloração vermelho rubi com leve intensidade, este vinho apresenta aroma distinto e elegante, com perfeita expressão de frutas vermelhas como framboesa e cereja, além de notas de especiarias. Varietal 100% Sangiovese, é um vinho pleno de frescor e jovialidade, com elegantes taninos. O final de boca remete ao olfato, com presença de frutas vermelhas, destacando-se na elaboração de um vinho de leve estrutura. É um coringa em harmonização, perfeito com carnes vermelhas leves, pizzas, frios, massas leves no geral, mas especialmente preparadas com molho vermelho.

Cristofoli Rosé de Sangiovese

A delicadeza deste vinho aparece na coloração rosada de pouca intensidade. Seus aromas delicados de frutas vermelhas, em especial o morango e a cereja, refletem-se no paladar, apresentando um ótimo volume de boca, além de um frescor convidativo. O vinho traz a presença de frutas vermelhas provenientes da uva Sangiovese. Por sua delicadeza, é perfeito com peixes, sushi, frutos do mar e massas e pratos leves. Justamente por ser delicado, combina muito bem com pratos mais leves, sem comprometê-los ou ofuscá-los.

Texto: divulgação

Close