Da região da Toscana, Sangiovese agora vive no Brasil

De um único vinhedo, na Rota Cantinas Históricas, no interior de Bento Gonçalves, nascem dois vinhos: o Cristofoli Sangiovese e o Cristofoli Rosé de Sangiovese. A uva ícone da região da Toscana é uma das mais plantadas na Itália e acompanha a história da família no Brasil desde a vinda do imigrante Angelo Cristofoli, que cruzou o oceano há 130 anos.

No início, a família se dedicava apenas ao cultivo desta uva, que com o tempo originou um dos vinhos mais emblemáticos da marca. O primeiro a ser lançado foi o Cristofoli Sangiovese Tinto, da Safra de 2009. De lá para cá, o rótulo ganhou fãs, conquistando apreciadores que estão em busca de rótulos originais, com história e feitos com amor pela pequena família de vitivinicultores. A produção limitada é de 1.650 a 2 mil garrafas por vindima, que chegam ao mercado todos os anos.

Sangiovese Tinto 2019
Sangiovese Tinto 2019

A decisão de cultivar a Sangiovese para elaborar um vinho único veio com o amadurecimento da empresa, que buscou na sua essência variedades que estão entranhadas na história da família. As mudas foram plantadas em 2016. São 1.700 plantas, que produzem apenas três quilos cada!! Com métodos de cultivo mais modernos, maior expertise em Viticultura e Enologia, a Cristofoli não replantou apenas a uva, mas o sonho renovado do bisavô Angelo. O desenvolvimento da viticultura na Serra Gaúcha passa também por esta casta.

Sangiovese Rosé 2020
Sangiovese Rosé 2020

OS VINHOS

Cristofoli Sangiovese Tinto

De coloração vermelho rubi com leve intensidade, este vinho apresenta aroma distinto e elegante, com perfeita expressão de frutas vermelhas como framboesa e cereja, além de notas de especiarias. Varietal 100% Sangiovese, é um vinho pleno de frescor e jovialidade, com elegantes taninos. O final de boca remete ao olfato, com presença de frutas vermelhas, destacando-se na elaboração de um vinho de leve estrutura. É um coringa em harmonização, perfeito com carnes vermelhas leves, pizzas, frios, massas leves no geral, mas especialmente preparadas com molho vermelho.

Cristofoli Rosé de Sangiovese

A delicadeza deste vinho aparece na coloração rosada de pouca intensidade. Seus aromas delicados de frutas vermelhas, em especial o morango e a cereja, refletem-se no paladar, apresentando um ótimo volume de boca, além de um frescor convidativo. O vinho traz a presença de frutas vermelhas provenientes da uva Sangiovese. Por sua delicadeza, é perfeito com peixes, sushi, frutos do mar e massas e pratos leves. Justamente por ser delicado, combina muito bem com pratos mais leves, sem comprometê-los ou ofuscá-los.

Texto: divulgação

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Santa Colina Brut Rosé estreia com Ouro na ‘terra do champagne’

Uma das mais prestigiadas e tradicionais competições de vinhos do mundo acaba de honrar o…

Temporada inédita de Le Cordon Bleu chega ao Sabor & Arte

A parceria entre o programa Sabor & Arte e Le Cordon Bleu continua a se…

Brasil abre 2024 com 16 medalhas na França

O Brasil iniciou o ano de 2024 com uma impressionante conquista de 16 medalhas na…

Noru Sushi realiza a primeira cerimônia Kaitai da cidade

O renomado restaurante Noru Sushi, um dos ícones da culinária oriental na cidade, está preparando…