.
Diretora Executiva do Segh – Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato, apresenta o conceito e programação do Dia do Vinho 2018. Crédito: Gabriel Izidoro

Para fazer jus a escolha do Vale Central Gaúcho como anfitrião do lançamento oficial do Dia do Vinho 2018, Santa Maria (RS) realizou na noite do dia 9 de maio uma verdadeira prévia da programação que oferecerá mais de 350 opções de enoturismo para se curtir simultaneamente no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, de 18 de maio a 3 de junho.

Degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva elaborados na região, ilhas de gastronomia variada, food trucks, exposição histórico, mostra de produtos e artistas locais embalados por música ao vivo no gramado do Hotel Dom Rafael Cerrito, um antigo seminário marista convertido em centro de eventos. Com esta gama de atrações, cerca de 50 convidados, entre representantes da iniciativa privada, poder público e jornalistas, tiveram uma ideia do que será oferecido por mais de 255 empreendimentos.
A programação completa no próprio Vale Central, na Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho, na Campanha Gaúcha, no Roteiro de São Roque (SP) e no Vale do Rio São Francisco (entre Bahia e Pernambuco) pode ser consultada em diadovinho.com.br.
Autoridades locais, integrantes do Comitê organizador e empreendedores do enoturismo prestigiaram o lançamento oficial do Dia do Vinho 2018, ocorrido nessa quarta-feira (9), em Santa Maria (RS). Crédito: Matheus H. Cargnin

Sobre o Dia do Vinho           

O Dia do Vinho é realizado pelo Ibravin, por meio do projeto Vinhos do Brasil, Seapi-RS, e Segh – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski.
A edição 2018 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação de Produtores de Vinhos  Finos da Campanha Gaúcha, Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Associação dos Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho (Vinhos do Coração do Rio Grande), Roteiro do Vinho de São Roque (SP), Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho São Roque) e Vinho VASF – Instituto do Vinho Vale do São Francisco. O patrocínio é de Oxford, Strauss e Sebrae.

Comentários

comentários

Close