Dia do Vinho Brasileiro celebra sua 10ª edição e expande as comemorações para seis estados

Em sua 10ª edição, o evento Dia do Vinho expande suas ações, passando a ocorrer simultaneamente em vários Estados e agora passa a se chamar Dia do Vinho Brasileiro. A apresentação oficial ocorrerá em Monte Belo do Sul (Serra Gaúcha) no dia 30/04 em um evento fechado para convidados. Haverá oficinas de música, grupos de canto e dança, gastronomia típica italiana e vinhos, sucos e espumantes das vinícolas Faé, Calza, Faccin, Fantin, Moro e Sucos Tasca, integrantes da Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo).

Dia do Vinho Brasileiro

Já a programação tem início no dia 17 de maio indo até o dia 12 de junho em seis Estados diferentes. O evento Dia do Vinho teve início em 2010 com o objetivo de promover o enoturismo e o vinho brasileiro.  Esse projeto teve inspiração e ponto de partida na Lei Estadual (RS) 12.019/2003 que instituiu o dia do vinho.

A inclusão do Brasileiro no nome é um sinal da evolução que se deve ao fato da entrada dos Estados de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina nas festividades, Agora, junto com os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia, mais de 40 cidades fazem parte deste espetáculo, mobilizadas para atender o público com seus hotéis, pousadas, bares, restaurantes, vinícolas, atividades culturais, turísticas e outros. As vinícolas que participam do evento apresentam seus atrativos do mundo do vinho e comercializam vinhos com preços promocionais, podendo chegar a descontos de até 50%.

O presidente do Roteiro Do Vinho (Associação Turística Do Roteiro Do Vinho De São Roque), Tulio Santos Patto, vê o fortalecimento dos vinhos brasileiros com este evento e resume bem a ideia por trás deste. “É importante salientar que independente de ser Norte, Sul ou Sudeste, são todas as regiões que fazem do vinho brasileiro um produto especial e agora com essa nova identidade, adotando Dia do Vinho Brasileiro, esse conceito de um país vitivinícola e de enoturismo ficará ainda mais fortalecido”.

No site  www.diadovinho.com.br você pode conferir os eventos, atrações turísticas, restaurantes, hotéis, enfim, toda a programação dos 17 dias do evento. São duas semanas para explorar eventos como jantar harmonizados, exposição de aromas e análise sensorial, artesanato, cinema a céu aberto (com direito a taça personalizada), polentaço, churrascos e muito mais.

Sobre o Dia do Vinho Brasileiro

O evento Dia do Vinho Brasileiro ocorre desde 2010. A celebração é uma realização do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do projeto Vinhos do Brasil, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS) e Wine in Moderation, e do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski.

Serviço

Lançamento do Dia do Vinho Brasileiro 2019

Onde: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul (RS)

Quando: 30 de abril, às 19h

Atrações culturais: Grupo Acordes, Grupo de Danças Piccoli Ballerini, Coral Musicando Melodias, Coral Infanto Juvenil Alegria de Cantar e Grupo Folclórico Vicentino.

O evento terá, ainda, gastronomia típica italiana e produtos das vinícolas Faé, Calza, Faccin, Fantin, Moro e Sucos Tasca

Evento para convidados

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…