.
 Passeios de tuque-tuque pelo interior dos municípios estão entre as atrações da programação do Dia do Vinho . foto: Tatiana Cavagnolli
Passeios de tuque-tuque pelo interior dos municípios estão entre as atrações da programação do Dia do Vinho . foto: Tatiana Cavagnolli

Do tortéi com receita da nonna, ao prato com assinatura de chef em Jantar Magno. Do espetáculo artístico, com direito a apresentações e orquestra, ao tour com a mais emblemática música do Sul – dos Estados Unidos. Do tradicional menarosto, ao curso de degustação (que pode ser de vinho, cachaça ou azeite de oliva). Do esporte de lazer, com caminhadas, meia maratona e passeios de bicicleta, ao competitivo – se assim for interpretado um torneio de bisca, antigo jogo de baralho herdado dos imigrantes italianos. E, finalmente, das grandes barganhas, nas diversas feiras e festivais de vinho em praças, parques e até em shopping. De 20 de maio a 5 de junho, o Dia do Vinho 2016 aposta na variedade e na amplitude da carta com mais de 270 programações especiais para incrementar a geração de negócios das redes de gastronomia, hotelaria e vitivinicultura em aproximadamente 10%.

A iniciativa envolve mais de 250 estabelecimentos com ações e descontos que chegam a 30% em 10 municípios da região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, na Campanha Gaúcha, e em São Roque, no interior paulista. Além de Porto Alegre, que sediará a Feira do Vinho no Barra Shopping Sul. A programação completa está no site oficial diadovinho.com.br e também pode ser conferida via Facebook (facebook.com/diadovinho) e Instagram (instagram.com/diadovinho2016).

“São duas semanas para celebrar o mundo do vinho. Temos atrações para todos os gostos e para todos os bolsos. E algumas das programações só são realizadas nesta época do ano. Então, é um bom momento para se aproveitar e percorrer estes roteiros, descobrir aquela pousada, aquele prato, aquele vinho diferente em três regiões do país”, afirma o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, João Leidens.

As novidades já começam logo na abertura do evento, na próxima sexta-feira (20), em Garibaldi (RS), com apresentações da Orquestra Jovem do município e grupos de circo, teatro e danças folclóricas, pelo projeto Girando Arte. As atrações no Ginásio Municipal, a partir das 19h, incluem ainda Wine Bar e Espaço Gastronômico com food trucks e o Convivium de Slow Food 1a Colônia Italiana.

Gastronomia Típica. Foto:  Tatiana Cavagnolli
Gastronomia Típica. Foto: Tatiana Cavagnolli

No encerramento, em Flores da Cunha, dia 5 de junho, será a vez da Orquestra de Sopro de Veranópolis acompanhar os grupos do projeto Girando Arte. O espetáculo ocorrerá durante a 2a Feira de Vinhos da Rota dos Altos Montes, onde qualquer rótulo sairá por R$ 25 e haverá comida de rua – a partir das 11h, no Parque da Vindima.

E há também a estreia do município de Vila Flores, que torna-se o 10o integrado à programação na região Uva e Vinho da Serra Gaúcha.

“As 85 vinícolas participantes estarão comercializando produtos com descontos que podem chegar a 30%. Além disso, será um Dia do Vinho ainda mais especial para o setor, porque a comunidade de Monte Belo do Sul estará celebrando a conquista da Indicação Geográfica (IG) para certificar a procedência de seus rótulos. Uma vitória dos produtores e das famílias daquela região”, revela o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá.

Sobre o Dia do Vinho

O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).

A edição 2016 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP), Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Enotur, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos, Oxford Cristais e patrocínio máster de Verallia.

Para conferir a programação completa acesse diadovinho.com.br.

 

 

Comentários

comentários

Close