Dia do Vinho do Porto é comemorado em 10/09

O  Dia do Vinho do Porto é celebrado no dia 10 de setembro. Uma história que começou em setembro de 1756, ano em que a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, entidade criada pelo então primeiro-ministro português Marquês de Pombal, delimitou a primeira região vinícola do mundo.

Quinta do Porto Douro - Ferreira
Quinta do Porto: mais antiga propriedade da Ferreira localizada no centro da região do Douro

Real Companhia Velha, como também era conhecida a entidade, era responsável pela regulamentação das vinhas da região do Alto Douro, e possuía exclusividade da produção, taxação e distribuição dos vinhos, que viriam a ser conhecidos mundialmente como “Vinhos do Porto”.

O Douro Vinhateiro, localizado no norte de Portugal, é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO como “paisagem cultural evolutiva e viva”. A região engloba cerca de 250 mil hectares, onde 44 mil são compostos por vinhas e 32 mil estão autorizados a produzir vinho do Porto.

Produção do Vinho do Porto

Vinho do Porto - Pisa Tradicional
Vinho do Porto – Pisa Tradicional

A produção da bebida licorosa é complexa. Em meados de setembro, as uvas são vindimadas à mão e o vinho é feito a partir de uma ampla variedade de castas tradicionais, a maioria delas nativas da região do Douro. Depois são transportadas para a adega e inspecionadas por enólogos. Aprovadas, são colocadas em grandes tanques para serem “pisadas” – ou com máquinas modernas especiais ou, mantendo a tradição, com os pés descalços e de forma artesanal. Durante o processo de elaboração, o vinho recebe adição de aguardente vínica, uma bebida feita por meio da destilação do vinho com o objetivo de aumentar a graduação alcoólica do produto final. Essa adição ocorre durante a fermentação, quando as leveduras morrem com o alto teor de álcool e o processo é interrompido resultando, assim, em um vinho fica com uma quantidade maior de açúcar residual.

Onde comemorar?

Se você é de Brasília, tenho duas sugestões. Gran Bier, no Pontão do Lago Sul, e o restaurante Cosí, no Brasília Shopping.

No Gran Bier, antigo BierFass Lago, a pedida é a Caipira de morango com Vinho do Porto, por R$ 29,80. A bebida faz sucesso no cardápio e é uma das mais pedidas da casa, pois, pode ser apreciada também nos dias de baixa temperatura.

Caipira de morango com Vinho do Porto - crédito Inove Aceleradora
Caipira de morango com Vinho do Porto – crédito Inove Aceleradora

Escalope de foie gras é a sugestão do restaurante Cosí Brasília. Com assinatura do chef Renato Carioni, o prato acompanha uma tortinha fina de figo com cebola roxa e molho de Vinho do Porto (R$ 120,00), e para degusta-lo é necessário encomendá-lo com dois dias de antecedência.

Escalope de foie gràs com tatin de figo - crédito DUO Fotografia
Escalope de foie gràs com tatin de figo – crédito DUO Fotografia

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.35

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Brasília ganha Vinícola a 50 minutos do Plano Piloto

O Distrito Federal entrou definitivamente para o cenário vitivinícola brasileiro. Isso porque no final de…

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…