Dia do vinho francês Beaujolais Nouveau

No mês de novembro é celebrado o dia do Beaujolais Nouveau. Nesta época, grande parte dos franceses contemplam este vinho (mas, é verdade que alguns também torcem o nariz pra ele! Rsrs). Como todos os anos, a data é celebrada na terceira quinta-feira de novembro, quando o vinho é lançado mundialmente. Neste ano de 2020, o dia  Dia de Beaujolais Nouveau acontece nesta quinta-feira (21/11).

beaujolais-nouveau-2018
Beaujolais Nouveau 2018

O dia comemorado desse vinho alcançou alguns países como a Itália, Espanha e EUA – Neste último local, por ser um dia antes do feriado nacional do Dia da Ação de Graça (Thanks Given), os americanos também adaptaram a comemoração e a prática de celebrar com esse vinho.

Sobre o Beaujolais Nouveau

Vinho leve, feito com a uva Gamay e pelo processo de maceração carbônica (técnica de vinificação onde a uva não é esmagada; cachos inteiros são colocados em um recipiente anaeróbico, em que a retirada do Oxigênio acontece com a introdução do Gás carbônico).
O que ocorre é uma fermentação intracelular, dentro dos grãos inteiros formando uma pequena quantidade de álcool e diversos componentes aromáticos. Processo que dura de 1 a 3 semanas.
O Beaujolais Nouveau é lançado mundialmente na terceira semana de novembro. Esse vinho normalmente é leve, tem aromas de banana e cereja e é feito para ser consumido rápido.

Criado em 1951, tinha por objetivo capitalizar os vinhateiros rapidamente, uma vez que o vinho era comercializado no mesmo ano da colheita. Dessa forma, as uvas eram colhidas entre os meses de setembro e outubro e o vinho, novíssimo, era liberado para venda na terceira quinta-feira de novembro do mesmo ano. O vinho novo ganhou espaço nos bistrôs de Lyon e depois de toda a França, e chegando a todo o mundo nos anos de 1980.

Beaujolais nouveau
Beaujolais nouveau

A chegada do Beaujolais é anunciada mundialmente pela célebre frase “Le Beaujolais Nouveau est arrivé” (o Beaujolais Nouveau chegou), e se transformou num fenômeno de marketing de sucesso. Esse vinho bastante despretensioso já viveu muitos anos de glória comercialmente falando. Atualmente vive uma queda no seu consumo e outros bons vinhos da região, principalmente os Beaujolais Village e os Cru de Beaujolais, acabam sendo afetados pela falta de reconhecimento.

Papa do Beaujolais Noveau

Georges_Duboeuf_Easy-Resize.com_
Georges Duboeuf

Este ano, infelizmente, faleceu o conhecido como “Papa do Beaujolais”, Georges Duboeuf , um dos maiores e mais famosos produtores e comerciantes de vinho da França. Duboeuf ficou famoso no mundo do vinho por ter transformado o “Beaujolais Nouveau” em um fenômeno global na década de 1980.

Duboeuf morreu aos 86 anos no dia 4 de janeiro em Romanèche-Thorins, perto de Lyon, na França, após um derrame cerebral.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…