Dia Mundial do Chocolate. Que tal brindar com um Porto?

Dia Mundial do Chocolate é comemorado no dia 7 de julho. Acredita-se que essa data é referente ao registro histórico da entrada do produto na Europa, ainda no século 15. Entretanto, há na história quem diga que antes de chegar ao continente europeu, o chocolate já era consumido pelas antigas civilizações Maias e Astecas, que consideravam o alimento sagrado.  Aliás, o nome científico do cacau, Theobroma cacao, quer dizer “elixir dos deuses”.

Um ou outro, não importa. O fato é que até hoje nos beneficiamos desta iguaria! E o Brasil tem se destacado nesse mercado: de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, o país ocupa a sétima posição na produção mundial de cacau, movimentando R$ 20 bilhões no território nacional.

No ano passado, o Brasil foi, inclusive, reconhecido como país exportador de 100% de cacau fino e de aroma pela Organização Internacional do Cacau (ICCO). O cacau fino e de aroma é identificado por apresentar sabores diferenciados, como frutados, florais, amadeirado, entre outros.

Harmonizando com Vinho o Dia mundial do Chocolate

Vinho e chocolate: delícia
Dia Mundial do Chocolate com vinho do Porto

Harmonizar vinho e chocolate não é uma tarefa muito fácil! Mas, é deliciosa quando o casamento é bem feito. Na verdade, tanto a uva quanto o cacau possuem taninos, e entendê-los e equilibrá-los é uma tarefa essencial para alcançar um resultado agradável. Particularmente, prefiro as harmonizações com os vinhos fortificados, mas há quem indique vinhos tranquilos também. Então vamos às dicas:

Chocolate ao Leite

Para quem gosta de chocolate amargo, o Porto indicado é o LBV Late Bottled Vintage, uma vez que este chocolate é mais consistente, possui menos teor de gordura e doçura. Assim, o sabor do chocolate não sobressai ou anula o sabor do vinho.  Taylor´s LBV é um vinho especial e já pronto para o consumo, sem necessidade de envelhecimento.

Taylors-LBV-2008-
Taylors-LBV-2008-

Chocolate Branco

E para o chocolate branco, de doçura e textura untuosa, a melhor combinação, ao meu ver, fica com um Tawny simples. Um vinho versátil que pode ser apreciado tanto antes das refeições, como aperitivo, ou após, devido a sua suavidade e seu caráter trufado com pequeno toque de madeira. Harmoniza muito bem como chocolates com amêndoas. Deve ser servido em baixa temperatura.

Espero que tenham gostado das dicas. Ah! Já que estamos falando de chocolate, sugiro a leitura desse outro post também: Chocolate e Vinho podem ajudar na perda de peso

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…