Chocolate e vinho também podem ajudar na perda de peso

Tentar perder peso cortando o vinho, o queijo e o chocolate da nossa alimentação pode não ser a melhor forma de alcançar esse objetivo. Foto: Pixabay.

Nesse dia internacional do chocolate (07 de julho), uma boa notícia aos seguidores do Blog Vinho Tinto: Chocolate e vinho também podem ajudar a perdar peso. Bom, pelo menos, é o que afirma o professor e cientista Tim Spector, da King’s College London. Confira abaixo:

Ao pensar em perda de peso, talvez as primeiras coisas que consideramos cortar no dia a dia são aquelas que geralmente mais gostamos de comer, como queijos e chocolates, por exemplo. Procuramos também evitar o vinho e reduzir a nossa alimentação a tudo aquilo que seja taxado como leve, livre de gorduras, livre de “culpa”. Entretanto, para o professor e cientista Tim Spector,  se seguirmos com esse pensamento, provavelmente teremos mais dificuldade do que facilidade para perder o peso.

Tim Spector é autor do livro The Diet Myth: The Real Science Behind What We Eat (O Mito da Dieta: a ciência real por trás do que nós comemos, “tradução livre”), e, ao contrário, do que muita gente espera ouvir quando pretende emagrecer, o professor recomenda que devemos nos alimentar de todas essas coisas (chocolate, vinho, café e queijo) para conseguir ter um resultado eficiente. O motivo? A incrível diversidade e quantidade de micróbios que podem viver, de certa forma, em harmonia com o nosso organismo.

Capa do livro The Diet Myth: The Real Science Behind What We Eat, de Tim Spector. Foto: Tim-Spector.

Peso e ciência

Para Tim Spector, As “dietas da moda”, ou que envolvem um controle pedante de calorias, ou mesmo que reduzam o cardápio a um grupo de alimentos, na verdade não ajudam as pessoas a perderem peso. “É menos provável que a pessoa vá emagrecer controlando calorias, por que estudos mostram que as calorias de um tipo de alimento terão um efeito sobre o peso completamente diferente das calorias de outra comida”, explicou ao The Independent (jornal britânico). Para ele, as dietas mais procuradas muitas vezes falham por que ignoram o papel vital que os micróbios do nosso corpo desempenham.

Segundo o cientista, uma boa forma de emagrecer e melhorar a saúde é variando os alimentos na dieta, pois estaríamos aumentando também a diversidade de micróbios em nosso organismo. De acordo com Tim Spector, o problema de se alimentar da “Junk food” não está exatamente na gordura e no açúcar desses alimentos, mas sim na falta de ingredientes, uma vez o que o processamento “empobrece” a comida.

Emagrecendo com vinho e chocolate

Para tornar ainda mais eficiente o processo, o ideal é que se procure alimentos que promovam bem a reprodução e o crescimento de boas bactérias no intestino. Vinho, café e chocolate definitivamente estão na lista de bons alimentos nesse quesito, por que todos os três possuem polifenóis, que são antioxidantes responsáveis por alimentar e ajudar na reprodução dos micróbios intestinais.

O vinho está definitivamente na lista de boas opções para um menu saudável. Foto: Pixabay.

Além disso, o vinho e o chocolate possuem um tipo diferente de polifenóis, chamados de flavonóides, que, segundo Spector, além de serem anti-inflamatórios e antioxidantes, têm efeitos microbianos importantes (É bom lembrar que é o cacau no chocolate que tem se mostrado bom para o intestino, não o leite e o açúcar presentes comumente nos chocolates “comerciais”). Em um estudo com 2.000 gêmeos do Reino Unido, o professor Spector e seus colegas de pesquisa descobriram que os gêmeos com os níveis mais altos de flavonóides sanguíneos de vinho e chocolate tinham “pesos menores, artérias melhores, pressão sanguínea mais alta, ossos mais fortes e menor risco de diabetes”.

Além do vinho, do café e do chocolate, o queijo também pode ser uma boa escolha no cardápio diário. Foto: Pixabay.

Queijos não pasteurizados também são boa escolha,  pois segundo o professor e cientista, eles contém uma grande variedade de micróbios, incluindo bactérias, leveduras e fungos, e centenas de espécies mais milhares de variedades conhecidas e desconhecidas. Assim, todas essas coisas que contribuem no aumento da diversidade de micróbios no nosso intestino, podem nos ajudar a levar uma vida mais saudável, com menos riscos de doenças e sem problemas com o peso.

A matéria original é publicação britânica da The Independent.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…