Donna Enny – Um “Fumé Blanc” Brasileiro delicioso

Dona Enny - Feito pela Villagio Basset em homenagem à matriarca da família
Donna Enny – Feito pela Villagio Basset em homenagem à matriarca da família

Esse aí é o tipo do vinho que não é muito fácil de ser encontrado pelo mundo – um Sauvignon Blanc fermentado em barrica de carvalho. Na Califórnia, onde é mais comum, é chamado Fumé Blanc.

O Donna Enny é um exemplar brasileírissimo produzido pela @villaggiobassetti na Serra Caterinense, onde a Sauvignon Blanc tem sido considerada rainha dentre as brancas.

Homenagem à Donna Enny

Donna Enny - Sauvignon Blanc fermentado em barrica
Sauvignon Blanc fermentado em barrica pela Villagio Bassetti

É uma homenagem à matriarca da família – Donna Enny – e leva seu nome. Normalmente são produzidas 1500 garrafas em média por safra e todas são numeradas uma a uma à caneta pelos produtores. A fermentação desse vinho acontece em barricas de carvalho francês, que aportam certo toque amanteigado à tão comumente ácida e aromática Sauvignon Blanc. A cor do vinho tem um dourado intenso bem brilhante, típico do processo de fermentação realizado em barricas. No nariz apresenta notas de defumado com cítricos. As notas herbáceas típicas da Sauvignon Blanc não são facilmente identificadas. Na boca é untuoso, corpulento e conta com uma acidez média. Tem uma boa persistência.
De modo geral, gostei muito do Donna Enny, vinho muito bem feito e que não é enjoativo, mesmo com as notas amanteigadas do fim de boca. Acredito que a acidez da uva tenha casado muito bem as notas de fumaça deixadas pela fermentação. Quem aprecia brancos encorpados, vai amar!!!! Preço médio: R$133,00.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…