Viagens enogastronômicas à Itália em outubro

Viagens enogastronômicas à Itália
Tour Della Dolce Vita homenageia Federico Fellini em seu centenário (FOTO: Divulgação)

Renomado barista de Brasília, o italiano Antonello Monardo organiza há dez anos viagens enogastronômicas à Itália. Neste período, sua empresa promoveu 25 tours com roteiros especiais destinados a brasileiros ávidos por conhecer a culinária, os vinhos e cultura italianas. E sempre fora do circuito tradicional de turismo. Com a finalidade de comemorar o aniversário de uma década, o empresário preparou dois tours incríveis para apresentar as excelências da enogastronomia de sua pátria natal.

“A Italia tem 20 regiões. Nestes dez anos, visitamos todas com exceção de Abruzzo e Molise. Logicamente, há regiões que visitamos mais. Em primeiro lugar, a Toscana, Piemonte, Veneto, Sicilia e até Sardegna. O diferencial das nossas viagens é ir à descoberta das excelências enológicas, gastronômicas e culturais italianas, fora do circuito tradicional turístico”, explicou Monardo em entrevista ao Blog Vinho Tinto

Antonello Monardo e Etiene Carvalho, do Blog Vinho Tinto
Antonello Monardo e Etiene Carvalho, do Blog Vinho Tinto durante evento de comemoração aos 10 anos de viagens enogastronômicas

De acordo com o empresário, em viagens enogastronômicas à Itália de dez dias a quantidade de vinícolas visitadas fica entre sete e oito.

“Às vezes, alguns produtores amigos vão aonde a gente está (hotéis, castelo, etc.) e fazem a apresentação da vinícola e a degustação dos vinhos. Já aconteceu com a Cantarutti do Friuli, Librandi da Calabria, Vigne di San Pietro do Veneto, Cozzo Mario do Piemonte, etc..”, detalhou.

Os dois tours comemorativos acontecerão durante o outono italiano. O Tour Bella Toscana acontecerá de de 6 a 11 de outubro de 2020, enquanto o Tour Della Dolce Vita irá de 12 a 22 do mesmo mês

Conheça os vinhos italianos da vinícola Brancaia

VIAGENS ENOGASTRONÔMICAS PELA TOSCANA

Toscana
Na Toscana o turista irá participar de atividades culturais e enogastronômicas. Imagem de alohamalakhov por Pixabay 

Uma das regiões mais belas da Itália está contemplada no tour Bella Toscana. Ele terá início na capital Roma, em 6 de outubro, e irá terminar em Milão, no dia 11. Sem dúvidas, um dos grandes atrativos do roteiro são as três noites no Castello de Montalto, na Toscana, entre Siena e Florença. No local, o turista irá partipar de atividades culturais e enogastronômicas. Estão previstas também duas noites de hospedagem em um hotel em Siena – cidade famosa pelo Palio, uma corrida de cavalos. 

Inegavelmente, uma das grandes experiências oferecidas por uma dessas viagens enogastronômicas pela Itália é um almoço com Dario Cecchini, o mais famoso açougueiro do mundo. Por sua devoção e conhecimento sobre cortes e receitas de carnes, será uma oportunidade e tanto para o conhecimento e paladar. Em Orbetello, na província de Grosseto, os turistas terão contato com os pescadores locais. Por fim, o roteiro ainda prevê a degustação do vinho Brunello di Montalcino, no vilarejo homônimo, e a chamada caça ao tartufo (trufas), no coração da Toscana. 

Conheça os excelentes vinhos italianos da Zenato

TOUR DELLA DOLCE VITA

Viagens enogastronômicas à Itália
Franciacorta, com seus ótimos espumantes, é um dos roteiros do tour Della Dolce Vita (FOTO: Reprodução)

Por sua vez, o segundo tour especial de aniversário, o Della Dolce Vita, começará em 12 de outubro e findará em 22 do mesmo mês. O nome faz referência a um dos clássicos da história do cinema italiano – no português, “A Doce Vida”. Aquele em que Marcello Mastroianni banha-se na Fontana di Trevi com Anita Ekberg. Além disso, a obra-prima foi dirigida por ninguém menos que Federico Fellini, que teria completado cem anos em janeiro passado.

Por isso, o tour que terá início em Milão e acabará em Roma, inclui passagem por Rimini, cidade-natal de Fellini, na região da Emília-Romagna, com hospedagem no famoso Grand Hotel. Assim como em Verona, cidade célebre por ter ambientado a peça Romeu e Julieta, de Shakespeare. 

O roteiro inclui imersão na Franciacorta, na região da Lombardia, onde estão os mais famosos espumantes italianos. Aliás, outra grande experiência de degustação se dará com os melhores Amarone della Valpolicella junto à Associação das Famílias Históricas. 

Certamente, entre outros passeios especiais estão a província do Trentino e a navegação pelo rio da Riviera, na região metropolitana de Veneza, a fim de conhecer a belíssima Ville Venete (vilas venezianas). O turista ainda terá o prazer de conhecer Ravenna, que foi a terceira capital do Império Romano do Ocidente e a República de San Marino. Visitas ao Castello de Gradara de Paolo e Francesca, personagens presentes na Divina Comédia, de Dante Alighieri, e à Feira do Tartufo Branco, em Santa Ágata Feltria, também estão no roteiro. 

Que tal conhecer a Itália desfrutando de sua rica enogastronômia? Mais informações com Antonello Monardo pelo telefone (61) 99971.7349

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…