Edegar Scortegagna – da Vinícola Luiz Argenta – é eleito Enólogo de 2020

Edegar Scortegagna - enólogo de 2020
Edegar Scortegagna – Enólogo do ano de 2020

Um resultado mais do que merecido: no ano em que o Brasil comemora a ‘Safra das Safras’, também elege Edegar Scortegagna, da Luiz Argenta Vinhos e Espumantes, como enólogo do ano.

A eleição era pra ter ocorrido em outubro, por conta da comemoração do Dia do Enólogo, em 22/10, mas em razão da pandemia, o evento foi adiado. A votação, então, foi realizada de 9 a 20 de outubro e seguiu o formato de anos anteriores. Cada associado da Associação Brasileira de Enologia – ABE indicou, pelo site da instituição, um colega para receber a distinção.

Para agraciar o eleito, no lugar do jantar que tradicionalmente reúne mais de 120 enólogos, a ABE montou uma pequena comitiva que, sem avisar, chegou na Luiz Argenta na tarde do dia 8 de dezembro. Desavisado, Edegar Scortegagna foi surpreendido pelos colegas e, de forma emotiva, disse ser um grande orgulho participar da ABE e ser reconhecido e homenageado pelos próprios colegas de profissão.

André de Gasperin, em seu primeiro dia como presidente da ABE, parabenizou Scortegagna, enaltecendo sua trajetória. “Mérito se conquista, não se compra. E o Edegar é exemplo de dedicação, um profissional que muito bem representa toda nossa categoria”, salientou.

Breve Currículo

Edegar Scortegagna, enólogo responsável pela Luiz Argenta Vinhos Finos, é formado em Enologia pela Universitá Degli Studi di Trento e Udine e Fondazione Edmund Munch, na Itália. Também é Técnico em Viticultura e Enologia pelo IFRS. É Professor do MBA em Marketing e Negócio dos Vinhos da ESPM – MBA – Gestão Empresarial – FGV e professor de cursos da Conceptwine, empresa da qual é sócio-fundador. Atualmente é Diretor de Enologia da Associação Brasileira de Enologia –ABE, onde também já atuou como Presidente.

Título Merecido

Etiene Carvalho, editora Blog Vinho Tinto, e o enólogo Edegar Scortegagna (à época presidente da ABE) durante o evente Brazil Wine Challenge 2018

Conheço o Edegar Scortegagna há quase 10 anos e acompanho de perto sua trajetória. Além de enólogo de destaque é também um professor de excelência e contribui, sobremaneira, para a valorização do vinho nacional. A ABE, por meio de seus associados, elegeu um admirável profissional para representar a categoria de enólogos nesse ano de 2020, em que se comemora a safra das safras dos vinhos brasileiros. Parabéns à ABE pela escolha acertada e parabéns Edegar Scortegagna pelo título (mais do que) merecido!

Relembre aqui a entrevista do Blog Vinho Tinto com o enólogo Edegar Scortegagna.

Fotos: Jeferson Soldi

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…