.
O Estado da Virginia, nos EUA, o 5º maior produtor de uvas do país, bateu o recorde de produção em 2016.

Mais de 6,6 milhões de garrafas vendidas. Foi assim que o Estado da Virginia, nos Estados unidos, pôde comemorar o sucesso com um novo recorde na produção de vinhos em 2016. Atualmente ocupando o 5º lugar no ranking em número de vinícolas no país, com mais de 280 empreendimentos, o Estado é também o quinto maior produtor de uva do país.

A indústria de vinhos é responsável por um impacto anual estimado em quase U$ 750 milhões na Virginia, sendo impulsionador do mercado de viagens e turismo. Além disso, as vinícolas na Região, cada vez mais notórias nacionalmente, estão ganhando a atenção também no cenário internacional: diversos locais do estado foram reconhecidos como alguns dos melhores destinos de vinho (segundo publicações como Wine Enthusiast, USA Today, Food & Wine Magazine, Washington Post, Condé Nast Traveler), com belas paisagens e contando com a boa hospitalidade dos produtores na hora de receber os turistas.

Turismo

Que tal degustar um vinho em meio aos belos campos da Virginia, sem ficar muito longe de Washington, DC? O condado de Fairfax, conhecido como “o portão de entrada para a região vinícola de Virginia”, conta com as duas vinícolas mais próximas da capital americana: são só 50 minutos de carro.

Enoturismo? A Virginia pode ser uma boa opção: diversos locais do estado foram reconhecidos como alguns dos melhores destinos de vinho em publicações especializadas.

Uma das vinícolas da Fairfax, a The Winery at Bull Run, oferece vinho, história e muita diversão. Localizada no Manassas National Battlefield Park, local de batalhas da Guerra Civil, a propriedade conta com locais para piquenique, área infantil, música ao vivo aos fins de semana. E não é só isso: para os mais curioso, é possível aprender mais também sobre o processo de fabricação de vinho.

Já na premiada Paradise Springs Winery, a primeira do condado, degustações e tours pela propriedade são algumas das ofertas: durante o ano, a vinícola realiza diversos eventos especiais, como harmonização de vinhos com chocolates no dia dos namorados.

Nota da Editora

Não só de Califórnia e Oregon se faz vinhos nos Estados Unidos, e é interessante saber que outros estados americanos estão também produzindo a bebida e, consequentemente, aumentando a produção. Minha expectativa é de que isso irá baratear o custo do produto e que, em breve, poderemos contar com vinhos americanos a preços mais acessíveis no mercado. Quanto à qualidade…Só mesmo experimentando!

E você, o que acha?

A matéria original, do embarque.com, pode ser lida na íntegra aqui. E se quiser saber um pouco mais sobre o mundo do vinho na Virginia, você pode visitar o site Virginia Wine, em inglês.

Close