Enólogos da ABE coletam 411 amostras de vinhos de 53 vinícolas para Avaliação Nacional de Vinhos 2021

Enólogos da ABE coletam uma quantidade surpreendente de amostras de vinhos

A Safra de 2021 vai começar a ser avaliada hoje. Após um grupo de 13 enólogos da Associação Brasileira de Enologia (ABE) terem percorrido os estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, para coletar as 411 amostras inscritas por 53 vinícolas, agora chegou a hora da análise sensorial, de 14 a 17 de setembro, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves. Nesses quatro dias, 72 enólogos convocados pela entidade farão a degustação.

A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo segue o formato on-line lançado em 2020, na ‘Safra das Safras’, depois do sucesso obtido com o expressivo alcance, envolvendo apreciadores de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal. É o maior evento do vinho brasileiro, responsável por promover a qualidade, evolução e identidade da produção nacional. “O vinho brasileiro vive seu melhor momento, seja de qualidade, seja de reconhecimento. Com a Avaliação Nacional de Vinhos, nós, enólogos do Brasil, queremos chegar na casa de mais brasileiros para mostrar e compartilhar o nosso vinho, hoje respeitado mundialmente”, ressalta Gasperin.

O resultado da degustação será ao vivo

Divididos em oito grupos, os enólogos farão a análise sensorial seguindo normas internacionais estabelecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), mais importante instituição do setor no mundo. “Tivemos amostras que percorreram mais de 3 mil quilômetros até chegar em Bento Gonçalves, num minucioso trabalho de coleta que segue um rígido processo com garrafas sem rótulo, vedadas com rolha no local e embaladas em uma caixa padrão da ABE”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin. Cada amostra tem um código de identificação conforme ficha de inscrição. No momento da degustação de seleção, cada enólogo só recebe um número.

O resultado da degustação de seleção feita pelos 72 enólogos e será apresentado ao vivo pelo canal da ABE no Youtube no dia 6 de novembro. O kit das 16 garrafas de 187 ml, criado no ano passado, conquistou o público, que pode acompanhar a Avaliação ao vivo, além de compartilhar a experiência entre amigos no aconchego de casa, na empresa entre colegas ou em ambientes abertos, garantindo maior segurança a todos. Este ano, o formato se repete. Para isso, o público vai precisar esperar até o dia 28 de setembro para adquirir os kits, que este ano terá três ao invés de duas taças personalizadas, permitindo que mais pessoas vivam a experiência. A venda será através do site www.enologia.org.br. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior.

A coleta foi dividida em oito grupos

Para aqueles que gostam de acompanhar e ficar por dentro de cada detalhe. Todos os dados sobre data, hor´ario, grupos e degustadores. Se encontram disponíveis no site: https://www.enologia.org.br/noticia/avaliacao-nacional-de-vinhos-amostras-coletadas-e-hora-de-avaliar

Leia: Vinícolas brasileiras vendem quase 18 milhões de litros nos sete primeiros meses de 2021

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasília ganha Vinícola a 50 minutos do Plano Piloto

O Distrito Federal entrou definitivamente para o cenário vitivinícola brasileiro. Isso porque no final de…

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…