Enoturismo no Uruguai. Aí vou eu!

Na próxima semana estarei em Montevidéu, no Uruguai, ocasião em que vou conhecer muitas vinícolas,  comer empanadas, a famosa parrillada e, claro, degustar os maravilhosos tannats da região. Há cerca de um mês resolvi realizar o passeio e já estou satisfeitíssima só de “viajar” nas fotos, informações e depoimentos que encontrei pela internet. Percebi que cada vez mais os brasileiros estão descobrindo o Uruguai e adorando fazer enoturismo por lá! E é pra lá que eu vou também. 🙂

Asamblea-General-de-la-Organización-Internacional-de-la-Viña-y-el-Vino_BMS1-624x351

Organizando a viagem com especialistas

Para organizar meu tour, acessei o site de uma agência de viagens sediada em Montevidéu, especializada em turismo de vinho e gastronomia – a Senderos del Tannat, em português: Caminhos do Tannat. No Trip Advisor há alguns depoimentos de brasileiros e só encontrei boas recomendações, tanto por quem foi em grupo quanto por quem optou por algo mais privativo. Como é a única empresa da cidade com foco exclusivo em enoturismo e enogastronomia, não tive dúvidas em entrar em contato.

logo-senderos-500

Após comunicação via e-mail com Cristian Safie, dono da empresa, ele elaborou um roteiro de três dias, contemplando visita a várias vinícolas de forma mais personalizada, embora ofereçam também tours regulares, de acordo com o interesse do cliente. O que achei interessante e bem positivo é o fato de eles manterem relacionamento com um amplo leque de vinícolas, das mais famosas às mais artesanais, o que vai me possibilitar degustar vinhos dos mais variados estilos. Ah! Restaurantes, winebars e lojas também foram incluídos nos passeios que, claro, depois vou detalhar tudo aqui pra vocês.

A famosa Bouza, uma das vinícolas que serão visitadas durante o tour
A famosa Bouza, uma das vinícolas que serão visitadas durante o tour (Foto: site Bouza)

Hotel Temático

Vou me hospedar no My Suites, o único hotel temático de vinho do Uruguai.  Acho que vai ser o máximo! Além de estar localizado em um dos melhores e mais bem localizados bairros de Montevidéu – Pocitos, o hotel conta com um winebar onde é possível degustar  vinhos das prestigiadas vinícolas locais: Bodega Marichal, Bodegas Castillo Viejo, Estabelecimentos Vitivinícolas Irurtia, Giménez Méndez, Grupo Traversa, Pizzorno, Los Cerros de San Juan, Vinos Finos H. Stagnari y Viña Varela Zarranz. E o melhor: hospédes têm direito a uma , de vinhos todas as noites. Muito legal, né?

mysuites-hotel-montevideo-fachada
My Suites – Único hotel temático de vinhos do Uruguai
mywinebar-mysuites-hotel-montevideo2
Hóspedes do My Suites têm direito à degustação de vinhos uruguaios todas as noites

Sobre os vinhos do Uruguai

Bem, por enquanto, vou dividir com vocês um pouquinho do que aprendi sobre o Uruguai.  Situado na costa oriental da América do Sul, o país é o quarto maior produtor de vinhos do continente. Estão à sua frente a Argentina, o Chile e o Brasil. Com uma população de 3,4 milhões de habitantes e 9 mil hectares de vinha, mais concentradas nos arredores de Montevidéu. O Uruguai já é reconhecido internacionalmente por sua vitivinicultura, que teve início quando o imigrante francês Don Pascual Harriague, no século XIX plantou as primeiras vinhas da uva Tannat, que posteriormente se tornou a uva emblemática do país. Inclusive, a Tannat uruguaia é uma pouco mais delicada que a francesa, cuja tanicidade excessiva chega a causar um pouco de estranheza ao paladar destreinado. Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah são outras tintas que também se adequaram bem  ao clima frio e úmido, ao solo argiloso e calcário de lá. Atualmente, o principal mercado de exportação dos vinhos uruguaios é o Brasil, despertando, claro, os brasileiros para o turismo enogastronômico uruguaio.

page3-img3

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…