Está oficialmente aberto o processo para a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos 2016

Foto 2
Vinhos da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos podem ser identificados pela logomarca oficial existente no rótulo, conforme exemplos das fotos.  Foto de Naiára Martini.

Setembro é o mês oficial da abertura dos trabalhos relativos a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.). É neste período, anualmente, que os vinicultores do Vale dos Vinhedos se mobilizam para inscrever e comprovar a origem dos vinhos elaborados na área delimitada e se estão aptos a receber a Denominação de Origem. É a oportunidade de fazer parte de uma seleta carta de vinhos que refletem a cultura, história e características do terroir do Vale dos Vinhedos, único no mundo.

O Conselho Regulador da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos reuniu-se na quinta-feira, 25 de agosto, para definir as datas relativas ao processo. O primeiro passo refere-se ao envio do Formulário de Declaração de Safra juntamente com as atualizações das informações cadastrais das vinícolas solicitantes, que deve ser realizado até o dia 20 de setembro.

Conforme especificado em Regulamento de Uso, para solicitar a D.O.V.V. as vinícolas devem comprovar através desta documentação a procedência da uva utilizada, que deve ser totalmente da região demarcada.

Foto 1
Setembro é o mês oficial da abertura dos trabalhos relativos a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.). Foto: Gilmar Gomes

Nos dias 03 e 04 de outubro serão recolhidas as amostras dos vinhos diretamente nas vinícolas solicitantes: sete garrafas por amostra são coletadas pelo Consultor Técnico da Aprovale, para facilitar as operações dos diferentes laboratórios envolvidos: da Embrapa Uva e Vinho e do Laboratório de Excelência do Estado (LAREN). Estas amostras são armazenadas em garrafas específicas para o processo, apenas identificadas por códigos conhecidos somente pelo consultor que as coletou.

Os dias 06 e 07 de outubro serão dedicados à análise sensorial das amostras coletadas. Aspectos organolépticos qualitativos e quantitativos serão avaliados por um comitê de degustação qualificado, composto por enólogos indicados por associados da Aprovale – entidade gestora desta Indicação Geográfica, um enólogo da Associação Brasileira de Enologia e 3 técnicos indicados pela Embrapa Uva e Vinho. Aspectos visuais, olfativos, gustativos e tipicidade varietal são avaliados às cegas pelos participantes, que apresentam seu parecer individual.

Segundo o Diretor Técnico e de Pesquisa da Aprovale, o enólogo André Larentis, as dificuldades enfrentadas pelos vitivinicultores em decorrência das variações climáticas ao longo de 2015 influenciarão no processo de 2016. “Este ano a tendência é que tenhamos uma redução no número de amostras para a D.O. em função da significativa quebra de produção na safra de 2016. Porém acreditamos que mesmo com uma produção menor a qualidade tenha se mantido alta atingindo os requisitos da D.O.”

Desde 2012 os vinhos do Vale dos Vinhedos apresentam aos consumidores o selo oficial da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, outorgado pelo INPI. Mas desde muito tempo as características do terroir e o saber fazer do Vale dos Vinhedos atribuem ao vinho características inigualáveis, que apresentam aos apreciadores desta bebida milenar o sabor desta região.

Mas, para fazer parte da seleta lista de vinhos com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, algumas regras estipuladas pelo Regulamento de Uso da DOVV precisam ser atendidas. Dentre elas estão: as variedades e cortes permitidos, o cultivo e a origem da uva, a forma de elaboração do produto e principalmente a qualidade deste na taça.

Para saber detalhes sobre as regras da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, acesse o site www.valedosvinhedos.com.br

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…