Saiba como evitar dores de cabeça ao beber vinho

Sentindo dores cabeça depois do vinho? Além do exagero, existem três outros fatores que podem influenciar na reação do seu corpo à bebida – mas que você pode evitar.

Para a maioria das pessoas, a principal causa das temíveis dores de cabeça depois de beber um bom e gracioso vinho é o exagero. Extrapolar na bebida dificilmente deixa alguém impune, e ainda existe uma parcela da população que sofre do incômodo mesmo quando bebe moderadamente. Mas se não é o excesso, então o que pode nos causar dores de cabeça quando bebemos vinho? Um artigo da Vinepair destacou três principais culpados, que você vai poder conferir agora: não só os vilões, mas também como evitá-los.

Taninos

Presentes nas uvas, os taninos não causam dores de cabeça na população em geral – mas para algumas pessoas, eles podem ser a fonte do problema.

Os taninos estão presentes nas uvas, e são os responsáveis pela sensação de “secagem” na boca quando você bebe um vinho. Para a maioria das pessoas eles não são problema (de fato, os taninos são um poderoso antioxidante), mas, para outras, eles podem ser a fonte das dores de cabeça – especialmente para aquelas que costumam ter o problema mais vezes quando bebem o vinho tinto.

Para saber se o seu problema são os taninos, existe um teste rápido que pode ajudá-lo: bote para fermentar uma xícara de chá preto e deixe o chá passar cinco ou dez minutos a mais do que o indicado no pacote. Chá pretos são repletos de taninos e o procedimento irá garantir que eles sejam todos liberados na água. Beba o chá e fique de olho para ver se você tem alguma dor de cabeça. Se acontecer, isso pode significar que você é mais suscetível aos taninos. Para resolver o problema, pegue mais leve no vinho tinto e dê preferência a outros tipos – essa pode ser a sua solução.

Desidratação, álcool e açúcar = combinação dolorosa

Álcool e açúcar são duas substâncias que, juntas, podem ser responsáveis por uma dor de cabeça poderosa.

Álcool e açúcar são duas substâncias que, juntas, podem ser responsáveis por uma dor de cabeça poderosa. Ao ingerir tanto o álcool quanto o açúcar, o corpo precisa de muita água para ajudar a “processá-los”. Assim, se você estiver desidratado, o seu organismo vai procurar buscar a água de onde puder – incluindo da sua cabeça, fazendo com que a compensação ajude a causar a dor.

Para se prevenir, evite os vinhos brancos, etiquetados como semi-seco ou doce. Além disso, esteja sempre em dia com a sua hidratação – não facilite para a dor e para nenhum outro problema que uma quantidade insuficiente de água possa causar.

Histamínicos

Alimentos e bebidas que foram envelhecidos, como as carnes vermelhas e os vinhos tintos, podem fazer o nosso corpo liberar mais histamínicos, criando os sintomas de alergia.

Os histamínicos são produtos químicos liberados quando temos uma reação alérgica e que podem deixar o nariz escorrendo, os olhos secos e a cabeça… doendo. Pesquisas recentes descobriram que alimentos e bebidas que foram envelhecidos, como as carnes vermelhas e os vinhos tintos, podem fazer o nosso corpo liberar mais histamínicos, criando os sintomas de alergia. Uma solução seria tomar um bloqueador de histamínicos, mas é a importante ressaltar que a automedicação é sempre perigosa e que na maioria das vezes a melhor solução é a mais simples: não exagere, e aproveite bem a bebida – mesmo que seja um pouco menos do que você gostaria.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.35

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Brasília ganha Vinícola a 50 minutos do Plano Piloto

O Distrito Federal entrou definitivamente para o cenário vitivinícola brasileiro. Isso porque no final de…

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…