Existem Diversos Tipos de Garrafa de Vinho! Quantos Você Conhece?

Existem diversos tipos de garrafas de vinho diferentes, até pouco tempo atrás não tinha ideia que existem tantos tipos diferentes que vão desde as pequenas até as realmente grande que passam dos 20 litrosAlgumas delas, como você poderá notar foram criadas em meados do século 19 e nomeadas com nomes bíblicos.

Os tipos e tamanhos diferentes de garrafas por muito tempo foi relacionado totalmente à cultura e à forma de consumo de cada região, foi só nos anos 70 que a União Europeia criou uma norma para padronizar o volume de cada garrafa! Além disso outro fator importante é que a forma e a dimensão da garrafa condicionam a longevidade e capacidade de envelhecimento de cada vinho para representar as tradições de cada região.

Vamos conhecer agora alguns dos tipos mais conhecidos de garrafa e suas características:

Garrafas Tradicionais de 750 ml:

Bordeaux, Borgonha, Alsácia e Champanhe
Bordeaux, Borgonha, Alsácia e Champagne

-Bordeaux- É a garrafa que todos devem conhecer melhor, a encontrada na maioria dos vinhos vendidos no Brasil. Garrafa com corpo reto e ombros definidos. São verdes ou transparentes, dependendo do tipo do vinho! No Novo Mundo é utilizada para engarrafar muitos Cabernets Sauvignons.

-Borgonha- Também bastante comum aqui no Brasil. É mais esguia, com ombros mais suaves e atenuados. É feita para engarrafar Chardonnays e Pinot Noirs da Borgonha e do Novo Mundo. Em geral, é verde.

-Alsácia- Essa é típica da região Alsácia na França. Não possui ombros e são compridas. Vinhos alemães costumam usar este formato, podendo ser apresentados nas cores verde, caramelo e azul.  

-Champagne- Bem conhecida de todos nós essas garrafas são típicas de Epernay e Reims na França, mas são utilizadas para acondicionar praticamente todos os tipos de espumantes produzidos ao redor do mundo. Possuem paredes mais grossas que as outras a fim de resistirem à pressão interna causada pelo gás carbônico.

 

Garrafas de diversos tamanhos

medidas_botellas_vino
Vinhos em garrafas maiores envelhecem mais lentamente por causa da menor proporção de ar em relação ao volume de vinho.

 

  1. Meia-garrafa – 375ml
  2. Garrafa – 750ml (convencional)
  3. Magnum – 1,5l (dobro da convencional)
  4. Jeroboam ou Double Magnum  – 3l
  5. Rehoboam – 4,5l
  6. Matusalem ou Imperial – 6l (oito garrafas convencionais)
  7. Salmanazar – 9l
  8. Balthazar – 12l
  9. Nabucodosor – 15 l
  10. Melchior – 18l
  11. Ainda existem também a Solomon – 20l (encontrada em Champagne), a Soberano – 25l e a Maximus – 130l

 

Vale ressaltar que, de maneira geral, vinhos armazenados em garrafas maiores envelhecem mais lentamente por causa da menor proporção de ar em relação ao volume de vinho.

Essas foram alguns exemplos de garrafas clássicas e diferenciadas que você encontra por aí! Existem muito mais tipos do que as descritas aqui, como por exemplo as garrafas especiais, fabricadas especificamente para fins de marketing da marca. 

Você tem alguma garrafa exótica? Mostre pra gente!!

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…