Festa da Uva no interior paulista vai apresentar telas pintadas com vinho

Vinho, diversão e muita cultura. É o que promete a Festa da Uva em Jundiaí, no interior de São Paulo, que está em sua 32ª edição. Este ano o grande destaque vão ser as telas pintadas com os próprios vinhos produzidos na cidade. Veja o post. O tema  foi destaque no O Globo e em diversos jornais importantes do país:

Pintura feita com vinho será atração na Festa da Uva em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiáí-SP)
Pintura feita com vinho será atração na Festa da Uva em Jundiaí (Foto: Dorival Pinheiro Filho/Prefeitura de Jundiáí-SP)

Dez artistas de Jundiaí estão produzindo 25 obras pintadas com vinho feito por adegas da própria cidade e usando técnicas como aquecimento do líquido e diluição do formato tinto com a variedade branca e durante a 32ª edição da Festa da Uva, que será realizada nos meses de janeiro e fevereiro na cidade, os visitantes poderão conferir todo o acervo exclusivo.

Pontos Turísiticos – Quinze obras são referentes a pontos turísticos da cidade escolhidos pelos artistas, como a Ponte Torta, as oficinas da Companhia Paulista, o mosteiro de São Bento e os caminhos do Jardim Botânico. A equipe trabalha em uma grande mesa coletiva com pincéis, garrafas de vinho e esboços.

Suporte – O suporte usado é a tela de aquarela, feita em algodão para fixar as tintas mais líquidas. E para o material diferente, diversos testes foram feitos com a temperatura de aquecimento do vinho tinto, por exemplo, para que o pigmento ficasse mais denso. Para a produção dessas obras, o vinho usado deve ser seco, com teor nulo ou insignificante de açúcares, evitando o surgimento de mofo na obra final.

O artista plástico Paulo Borges é o criador da proposta (Foto: Prefeitura de Jundiaí-SP)
O artista plástico Paulo Borges é o criador da proposta (Foto: Dorival P. Filho -Prefeitura de Jundiaí-SP)
Proposta inusitada -O criador da proposta é o artista plástico Paulo Borges. Para ele, a intenção é chamar a atenção para os artistas e a cultura da cidade. Além dele, o projeto envolve também Ede Galileu, Inês de Castro, Alexandra Vieira, Tobias Tadeu de Oliveira Arruda, os irmãos Jeff e Jeyson Lourenço, Cristofer Machado, Wagner Costa e Guilherme Marto.

Valorização do vinho e da cultura do local – De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, a proposta com as pinturas realizadas com próprio vinho de Jundiaí busca valorizar a produção cultural local e a produção vinícola existente na cidade há mais de 100 anos, um dos destaques do evento.

Informações – A Festa da Uva de Jundiaí será realizada de 22 de janeiro e 8 de fevereiro, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva. Mais informações pelo site do evento.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…