#fiqueemcasa – 20 filmes/documentários para os amantes de vinho

#fiqueemcasa – O Blog Vinho Tinto listou 20 filmes/documentários bem interessantes que têm o vinho como o centro das atenções ou como o pano de fundo. Sem dúvidas, podem ser uma excelente opção de distração para esses dias de isolamento. Se você tiver vinho em casa, sugiro que abra um para assisti-los bem acompanhado (a)! Tim-Tim!

Documentário brasileiro sobre o Vale do São Francisco

Na lista há dois documentários brasileiros excelentes feitos pela NBR em parceria com a Embrapa: um sobre o Vale dos Vinhedos e outro sobre o Vale São Francisco. Além disso, o filme Entre Vinho e Vinagre (Country Wine) e o documentário Sour Grapes estão disponíveis com legendas em português no Netflix. Na Amazon.com e no Vudu.com podem ser encontrados os outros títulos, porém apenas em inglês.

A Walk in The Clouds (1995) – Andando nas Nuvens (1995)

Pôster do filme A Walk in the Clouds (1995).

Em A Walk in the Clouds (“Caminhando nas Nuvens”, no Brasil), um ex-combatente da Segunda Guerra mundial está infeliz no seu casamento, e nesse momento conhece uma jovem que engravidou recentemente e teme a reação da família, que é proprietária de vinhedos. O filme se passa na vinícola Las Nubes, no norte do México.  #fiqueemcasa

A Good Year (2006) – Um bom ano (2006)

A good year é uma comédia dramática onde o protagonista é herdeiro de um vinhedo #fiqueemcasa

A Good Year (“Um bom ano”, no Brasil) apresenta o menino Max Skinner, de 11 anos, que, por meio do tio, o dono de um vinhedo na França, é levado à conhecer mais intensamente a arte de apreciar vinhos. Ao envelhecer, após a morte do tio, Max se torna o único herdeiro do vinhedo e planeja vender o lugar, mas um lugar com lembranças tão saborosas não é fácil de se abrir mão. A história é uma comédia dramática.

Um ano na Borgonha - A Year in Burguny mergulha no processo cultural e criativo da produção de vinho.

Documentário muito bem feito. A Year in Burguny (“Um ano na Borgonha”, no Brasil) é um mostra a vida de sete produtores locais da região da Borgonha, na França, que tentam mergulhar no processo cultural e criativo de se fazer vinho. O documentário é dividido em quatro partes, de acordo com as quatro estações. O diretor é o mesmo de A Year in Champagne, lançado em 2014. #fiqueemcasa

A Year in Champagne (2014) – Um ano em Champagne (2014)

Um ano em Champagne – Year in Champagne é do mesmo diretor do documentário A Year in Burgundy #fiqueemcasa

Um documentários que mostra a vida de viticultores, empresários de sucessos, especialistas e fanáticos pela produção de vinhos exclusivo da famosa região de Champagne, na França. Super recomendado para quem é amente do perlage no vinho! A produção é dirigida por David Kennard, o mesmo de A Year in Burgundy.

Barolo Boys (2014)

Cortesia de Produzioni Fuorifuoco - Barolo Boys
Cortesia de Produzioni Fuorifuoco – Barolo Boys

O filme retrata os últimos trinta anos de inovações técnicas e mudanças na história de Barolo, um vinho tinto produzido a partir de uvas Nebbiolo, quase desconhecido até a década de 1970 e agora considerado um dos melhores vinhos tintos do mundo. Isso se deve em parte ao trabalho e às inovações dos Barolo Boys, ou Modernistas, que introduziram uma série de inovações técnicas no mundo do vinho italiano. O documentário ganhou o DOC Wine Travel Food Prize 2014, pelo melhor filme sobre temas de vinho e comida.

Bottle Shock (2008) – Julgamento de Paris (2008)

Bottle Shock, ou o Julgamento em Paris (Português), é baseado em fatos reais.

Em Bottle Shock (“O Julgamento de Paris”, no Brasil), um vinicultor desafia a supremacia francesa e provoca uma tensão na indústria vinícola mundial, colocando a Califórnia no mapa dos bons vinhos. A inspiração para a obra vem da vida real, e mostra como a história do vinho foi drasticamente alterada a partir do chamado “Julgamento de Paris”. #fiqueemcasa

Decanted (2016)

Decanted.
Decanted. Foto: divulgação #fiqueemcasa

Um olhar especial dentro de uma das regiões vinícolas mais especiais do mundo, Napa Valley. Um visual absolutamente deslumbrante em toda a extensão. Tudo, de fotos aéreas pitorescas a descer e sujar nas vinhas. Dirigido por Nick Kovacic.

Documentário Vinhos do Brasil – Serra Gaúcha

Contar a história e a evolução da vitivinicultura gaúcha, a partir da narrativa dos seus protagonistas, foi a proposta da equipe da TV NBR, que buscou a parceria da Embrapa para a sua execução. O primeiro episódio da série documental Vinhos do Brasil – Serra Gaúcha foi veiculada no último dia de 2018.
Em um formato diferenciado, o programa apresenta desde a chegada dos imigrantes até os dias atuais,  a manutenção dos vinhos coloniais, elaborados por cantinas familiares, ou nos  empreendimentos que apresentam produtos típicos, como os vinhos com a certificação de Indicação de Procedência.

Documentário Vinhos do Brasil – Vale do São Francisco

A história, as peculiaridades e os desafios da vitivinicultura do Vale do São Francisco, no Nordeste brasileiro, foram tema do segundo episódio da série de documentários Vinhos do Brasil, produzida e veiculada pela TV NBR. O trabalho foi resultado de uma parceria com a Embrapa.

O episódio destaca a região como um grande produtor e exportador de frutas, o que é possível por meio da irrigação, que utiliza as águas do rio São Francisco. Neste contexto é que se insere, ao lado do tradicional cultivo de uvas de mesa na região, também a produção de uvas finas para a elaboração de vinhos e espumantes com características do Semiárido. 

Mondovino (2004)

Mondovino: um filme documentário sobre a globalização, tendo como protagonista a indústria do vinho.

Mondovino é um filme documentário sobre a globalização, tendo como protagonista a indústria do vinho e a mudança nas formas de produção no Velho Mundo, influenciadas pelo mercado americano. A história gira em torno do énologo e consultor Michel Rolland, um dos mais requisitados da Europa, que aconselha produtores a realizar micro-oxigenação dos vinho e outras manipulações para garantir um paladar homogêneo, pronto a atender o grande mercado. O diretor era um antigo sommelier, de origem francesa. #fiqueemcasa

Sideways (2004) – Entre umas e Outras (2004)

Pôster do filme Sideways (2004).

Sideways  (“Sideways – Entre Umas e Outras”no Brasil) é uma comédia dramática estadunidense de 2004, que chegou a conquistar 4 globos de ouro e a vencer o Oscar de melhor roteiro adaptado. O filme é baseado em um romance do autor Rex Pickett, de mesmo nome, e conta a história de um homem fascinado por vinhos e de seu melhor amigo, que saem numa viagem de uma semana pelas vinícolas da Califórnia, fazendo uma ode à beleza e elegância da marca Pinot Noir. Pelo menos 10 vinícolas aparecem no filme. #fiqueemcasa

Somm (2013)

Documentário Somm (2013) #fiqueemcasa

Somm é um documentário americano de 2013 que mostra as tentativas de quatro candidatos para passar em um exame para Master Sommelier de extrema dificuldade: o teste tem umas das taxa de aprovação mais baixas entre todos os exames.

Somm: Into the Bottle (2015)

Somm: Into the Bottle.
Somm: Into the Bottle.

Os enólogos e sommeliers mais famosos do mundo desvendam o que torna o vinho o elixir mais atraente, uma bebida que está unida exclusivamente à história da humanidade. O filme também aborda o vinho ao cruzar com política, prazer, guerra mundial, desastres naturais, religião e a velha pergunta: “Uma garrafa pode valer milhares de dólares ou é apenas um ótimo marketing?”

Somm 3 (2018)

Somm 3
Somm 3

Somm 3, lançado em 2018, mostra uma visão brilhante da prática misteriosa da degustação às cegas: habilidade útil ou truque? A obra começa apresentando uma breve história do vinho e do difícil exame até de apresentar os personagens principais.

Os criadores de Somm têm ainda mais conteúdo de vinho na SommTV! Não deixe de conferir. #fiqueemcasa

Sour Grapes (2016)

Sour Grapes
Sour Grapes

Uma estória de excessos e desilusões. Um caso fascinante de falsificação de vinhos. É um documentário que cobre as ações de um dos mais audazes fraudadores do mundo do vinho e a forma com que foi desmascarado.

The Secret of Santa Vittoria (1969) – O Segredo de Santa Vittoria (1969)

Ambientada na Segunda Guerra Mundial, The Secret of Santa Vitoria é uma adaptação da obra de Roberto Crichton.

Adaptação de um romance de mesmo nome, do autor Roberto CrichtonThe Secret of Santa Vitoria (“O segredo de Santa Vitória”, no Brasil) é ambientada no final da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição do exército fascista e a deposição de Mussolini, um bêbado na cidade de Santa Vitoria, na Itália, é nomeado prefeito. No meio dessa confusão, os vinicultores oprimidos do italiano Santa Vittoria precisam encontrar uma maneira de proteger seus preciosos vinhos das luvas sujas dos nazistas. Como não gostar?

Wine Calling (2018)

Wine Calling
Wine Calling – Divulgação The Orchard

A Wine Calling mostra a vida e os métodos dos produtores de vinhos naturais que criam seus vinhos baseado em conceitos biodinâmicos. que Vendo o documentário, você aprende rapidamente que, se quiser fazer as coisas da maneira natural, é melhor amar o que está fazendo.

Wine Country(2019)

Wine Country
Wine Country – Divulgação

É uma comédia  americana de 2019 produzida e dirigida por Amy Poehler , em sua estreia como diretor . Trata-se de um grupo de mulheres de meia-idade que fazem um tour de degustação de vinhos na Califórnia . Foi lançado em cinemas selecionados em 8 de maio de 2019 e lançado digitalmente para streaming em 10 de maio de 2019 pela Netflix.

Wine in Blood (2010)

Sangue no Vinho
Sangue no Vinho – Foto: Twinkle Cash Company.

Seja ele dando entrevistas no banheiro ou sendo ridicularizado pelos comediantes Tim & Eric , Maynard Keenan representa a tribo de fanáticos por vinhos que levam seu ofício a sério e também sabem como se divertir.

Tu seras mon fils (2011)

Tu seras mon fils - divulgação
Tu seras mon fils – divulgação

Paul não tem fé em seu filho, Martin, para herdar sua prestigiada propriedade de vinhos da família. Paul sonha com um filho que trabalha duro e bem-sucedido – um sonho que um dia parece se materializar quando conhece Philippe, o filho de seu gerente imobiliário moribundo Situado em um vinhedo de prestígio em St. Emilion, este é um daqueles belos filmes estrangeiros emocionantes que todos supõem que gostam de vinho. E eles provavelmente estariam certos. #fiqueemcasa


Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…