Fundovitis: R$ 12 milhões para promover o vinho nacional

Legenda: Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Luis Antônio Franciscatto Covatti; o presidente da Uvibra, Deunir Argenta e o secretário adjunto, Luiz Fernando Rodrigues Júnior
Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Luis Antônio Franciscatto Covatti; o presidente da Uvibra, Deunir Argenta e o secretário adjunto, Luiz Fernando Rodrigues Júnior

Foi assinada em 20 de outubro a liberação do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis). São 12 milhões referente ao fundo de 2018, que serão utilizados na promoção do vinho nacional em 12 meses. Esse recurso vai ser gerido pela Uvibra/Consevitis, formado por membros da Uvibra, Fecovinho, a Agavi e a Comissão Interestadual da Uva.

“Esta notícia era muito aguardada pelo setor, mas ao invés de comemorar precisamos trabalhar com foco e recuperar o tempo perdido. Criamos o Consevitis já prevendo a participação e representatividade de todas as partes envolvidas no setor, descentralizando e democratizando a operação. Assim, vinícolas, cooperativas e produtores de uva farão parte das decisões dos rumos da vitivinicultura”, destaca o presidente da Uvibra, Deunir Argenta.

De onde vem os recursos do Fundovitis

Os recursos do Fundovitis vêm de uma taxa paga pelas vinícolas sobre a aquisição das uvas. Do valor pago, 50% retorna para o setor, através de um repasse do Governo do Estado, podendo ser utilizado na promoção do vinho com o propósito de aumentar o consumo da bebida no país, contribuindo para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da uva e do vinho.

Os oito integrantes do Consevitis vêm se reunindo periodicamente, seguindo instruções do Estado. O coordenador do Conselho é o Diretor Executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro, que tem o desafio de conduzir este trabalho gerindo os recursos que estavam depositados em fundo próprio desde 2019, em conta separada do caixa único do Governo do Estado. O dinheiro estava parado em razão de apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) relativo ao período de 2012 a 2016, quando os recursos eram geridos pelo Ibravin.

Participantes do Conseviti

Uvibra – União Brasileira de Vitivinicultura

Fecovinho – Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul

Agavi – Associação Gaúcha de Vinicultores

Comissão Interestadual da Uva

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…