.
Penfolds Grange 1951: vendida a US$41 mil em leilão da MW Wines

A casa de leilões MW Wines anunciou no dia 21 de julho que uma garrafa da prestigiada vinícola australiana Penfolds foi vendida por 51.750 dólares australianos (cerca de US$ 41 mil). Segundo o proprietário da MW Wines e organizador do leilão,”é muito raro alcançar esse valor”, e justificou o preço alcançado pelo fato de a garrafa leiloada fazer parte da história do vinho australiano, pois restam menos de 20 garrafas do Penfolds Grange 1951 no mundo todo.

A Penfolds, produtora de vinhos desde 1844, é conhecida especialmente pelo Grange, criado em 1951 pelo vinicultor de origem alemã Max Schubert, que buscava reproduzir a qualidade dos vinhos de Bordeaux. A primeira colheita de Penfolds Grange, em 1951, produzida com uva Shiraz, foi distribuída gratuitamente entre amigos e familiares do proprietário da vinícola. A safra do ano seguinte já teve muito sucesso comercial e, desde então, a Penfolds Grange recebeu vários prêmios e homenagens.

Penfolds Grange 1951: apenas 20 garrafas restam no mundo

Em 1995, a Wine Spectator premiou o Penfolds Grange como vinho do ano. Foi a primeira vez que a revista especializada reconheceu um vinho que não era francês ou californiano.  Já o Penfolds Grange de 2008 recebeu a “nota perfeita”, 100, do influente crítico de vinhos americano Robert Parker.

Close