Ice wine: o esforço que compensa!

Ice Wine
A bebida que muitos esperam e sonham experimentar em algum momento da vida

Embora existam vários tipos de vinho disponíveis para  compra, um dos mais maravilhosos deles é o Ice Wine. Ele é uma forma muito rara de vinho, produzido sob certos tipos de condições climáticas principalmente na região noroeste do Pacífico.

Normalmente, esse tipo de vinho é produzido em quantidades muito pequenas. O produto é extremamente raro e, verdade seja dita, existem apenas alguns sortudos que conseguem comprar esse vinho, que devido à quantidade escassa, pode ser extremamente caro e estar fora da faixa de preço para a maioria das pessoas.

Ice Wine
Ice Wine: produzido em quantidades muito pequenas

O Ice Wine é algo que muitos esperam e sonham experimentar em algum momento da vida. Os requisitos básicos necessários para a produção do Ice Wine são uvas completamente maduras e uma temperatura de cerca de 5 graus Celsius. A temperatura precisa permanecer assim por vários dias, para que o produtor possa concluir o processo de fabricação do vinho. As uvas congeladas durante essas temperaturas extremamente baixas são colhidas à mão e à noite pelo fabricante de vinho e seus assistentes.

Depois que as uvas são colhidas, elas são pressionadas suavemente, a fim de coletar apenas o mosto flor. A temperatura cria os cristais de água congelada, que são fermentados juntamente com os açúcares e as partículas encontradas nos sucos, que circulam livremente. Através deste processo, o maravilhoso e raro Ice Wine é criado.

Ice Wine
O sabor do vinho gelado que vale o esforço

Se você tem a intenção de experimentar esse vinho, já vou dizer que não é muito fácil encontrá-lo para venda. Como você provavelmente já sabe, a maioria das lojas não vende esse vinho raro. Mesmo assim, se você conseguir encontrá-lo, poderá facilmente lhe custar um pouco. Tanto no Canadá como na Alemanha, onde se produzem excelentes Ice Wines, uma garrafa de 500 ml não é encontrada por menos de 80 euros. De toda forma, embora possa custar muito e ser extremamente difícil de achar – o sabor do vinho gelado faz valer a pena o esforço.

Leia também: Ice Wine: doce e mágico vinho do gelo

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…