Inscrições abertas para o Conexão Gastronômica

Hampel Alemão

O Garibaldi Gastrô 2021 realizou uma seleção de aromas que vão alimentar os temas do Conexão Gastronômica em mais de 6 horas de muita informação. O evento ocorrerá de tal maneira, Os bate-papos serão conduzidos por 22 profissionais, entre eles chefs, cozinheiros, empreendedores, agricultores, professores, enólogo, sommelier, viticultor, ecólogo, historiadores, pesquisadores, teablender, confeiteiros e consultores, que estarão compartilhando conhecimento numa transmissão simultânea direta do estúdio montado no Hotel Casacurta, através de uma plataforma privada. Mel, café, especiarias, erva-mate, chás, vinho, fermentados compõem um menu rico em conteúdo vinculado à natureza, produção local e cozinha autoral. Cada participante terão login e senha únicos. O valor por pessoa é de R$ 50,00. As Inscrições já podem ser feitas pelo site do Sympla. Lembrando que estudantes de Gastronomia pagam 50%.

A presidente da Associação Gastrô Serra Gaúcha, Catherine Tedesco, abrirá a programação. Segundo a chef, professora e pesquisadora, o evento vai permitir conectar profissionais afins em torno de assuntos que estão saindo do forno. “Reunimos grandes nomes em cada área e vamos fazer uma receita bem acabada de muito conteúdo, troca de experiências e cases”, destaca. O chef e agricultor Rodrigo Bellora será o mediador das conexões. O empresário Beto Madalosso, o historiador e criador João Grinspum Ferraz e a chef e apresentadora Bel Coelho compõem o primeiro grupo que vai embasar o painel “Como a gastronomia” muda o futuro’? Na sequência, o gestor do Sebrae, Gustavo Rech, e as coordenadoras do Curso de Gastronomia da Unisinos, Sarah Winck de Almeira, e da UCS, Carolina Rizzon, vão falar sobre Qualificação e Empreendedorismo.

Chef Bel Coelho

Outro tema a sera bordado e que com certeza vai ganhar atenção especial nesta edição é Biodiversidade: As abelhas podem salvar o mundo. O ecólogo e mestre em Gerenciamento Ambiental, Jerônimo Villas Boas, juntamente com Márcia e Eugênio Basile, do site Mbee – Mel de Terroir, vão bater um papo com o pesquisador no assunto, Rodrigo Bellora. Na pauta, a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável e como a preservação das abelhas é indiscutível para o processo, permitindo a fecundação de flores, formação de frutos e sementes e, assim, de novas plantas. Ariana Maia da Inovamate e a teablender e sommelière Carla Saueressig vão cevar uma prosa em torno de “Um novo olhar sobre a Erva-Mate”. Ao final, a confeiteira Liliana Andriola vai apresentar a receita do Sorvete de Erva-Mate que será servida no Jantar a Bordo da Maria Fumaça.

A pausa para o café vai ganhar goles da bebida, hoje a segunda mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. “Da semente à xícara” será o tema conduzido por Gustavo Albuquerque, da William & Sons Coffe Co., e de Francisco Guimarães, da Fazenda Quintas de Guimarães. Eles vão trazer informações sobre o produto, do plantio até a mesa do consumidor, fechando com uma degustação de cafés. Após o intervalo, o Conexão Gastronômica sai do café e entra no mundo dos “Fermentados”, reunindo o enólogo Luís Henrique Zanini, Lis Cereja da Enoteca Saint VinSaint, além de Fernando Goldenstein Carvalhaes e Leonardo Alves de Andrade, da Cia dos Fermentados, que vão sortear o livro Fermentação à Brasileira.

Chef Lucas Corazza

Muito além da taça, o vinho é um produto agroalimentar e cultural, que desperta os sentidos, especialmente o das emoções. Seguindo esta ótica, “Uma aula de enocultura e sentimentos” será o tema do viticultor e enólogo Orgalindo Bettú. Em seguida, o pesquisador, chef e consultor de Gastronomia, Marcos Livi, vai compartilhar seu conhecimento em torno do assunto “Gastronomia, empreendedorismo, hotelaria e turismo”, mostrando como essas áreas estão relacionadas e qual a importância nessa interlocução. Toda experiência gastronômica finaliza em grande estilo com uma boa sobremesa. O “Conexão Gastronômica’ não poderia ser diferente. O chef e confeiteiro Lucas Corazza, jurado do Que Doce da GNT, encerra a programação falando sobre ‘Doces com Especiarias”.

O patrocínio é de Cooperativa Vinícola Garibaldi, Fruki – Água da Pedra, Miolo Wine Group, Orquídea, Sicredi, Super Apolo, Tramontina e William & Sons Coffee Co. Apoio: Apeme, Entelvias, Prefeitura de Garibaldi, Sebrae, SEGH e Uvibra – Consevitis, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Hotel oficial: Casacurta.

Orgalindo

DESCONTO PARA ACADÊMICOS DE GASTRONOMIA

A programação do Garibaldi Gastrô é uma oportunidade única para acadêmicos de gastronomia, de vivenciar o espírito criativo de chefs e especialistas consagrados e aprender com eles. Oportunizando e incentivando este contato, a Associação Gastrô Serra Gaúcha abre inscrição com 50% de desconto, optando pela inscrição de meia-entrada no site. Após a inscrição, o comprovante deve ser enviado para o e-mail do Garibaldi Gastrô, o garibaldigastroestudante@gmail.com, colocando no assunto como, “Comprovante Estudante de Matrícula”. Após a análise dos documentos um e-mail com a confirmação da inscrição será enviado em até 48h. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sympla. O evento emite Certificado de Participação.

Para mais informações sobre a programalção e a venda de ingressos, acessar: https://www.sympla.com.br/garibaldi-gastro-2021__1287538

Leia: Festival Gosto da Amazônia chega em Brasília

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…