Itália supera França: é o maior produtor mundial de vinho do ano

b1f25ba9cab1bc0677695b2d7cc3f837

Pra quem não sabe, França e Itália podem ser consideradas eternas rivais no mundo do vinho, principalmente quando o assunto é ocupar o posto  de primeiro lugar no ranking do maior produtor da bebida no mundo.  Num paralelo bem simplista, seria uma disputa típica entre brasileiros e argentinos quando o tema é futebol, que incluem até observações sarcásticas entre os opositores.

images (2)

Não é à toa que vários jornais italianos, ao receberem, diretamente da França no dia 07 de outubro, a notícia de que a Itália passou a liderar o ranking de maior produtor de vinhos do mundo de 2015, deixando a França para trás, não demoraram para divulgar as seguintes notícias: França admite a ultrapassagem: Itália é o maior produtor de vinho do mundo” (La Reppublica); “Itália bate a França; somos o primeiro produtor de vinho do mundo”  (La Stampa), além de muitas outras notícias, posts e até comentários jocosos se espalharam rapidamente pela internet.

 

italu
Notícia publicada no La Stampa

Notícia oficial – Uma das fontes oficiais da notícia foi a Coldiretti, uma organização italiana de agricultores que conta com meio milhão de membros e é a maior organização do setor em nível nacional e europeu. Segundo eles, a Itália ultrapassou a França e se tornou o maior produtor mundial de vinho com uma quantidade de produção estimada em 48,9 milhões de hectolitros, isso com base em dados da Comissão Europeia, que atestaram um declínio de um por cento das culturas na França, onde a produção deverá cair para 46,6 milhões de hectolitros. Já o terceiro lugar é da Espanha com 36,6 milhões de hectolitros e queda de 5 por cento.

coldiretti-logo
Organização italiana de agricultores que conta com meio milhão de membros e é a maior organização do setor em nível nacional e europeu

“Espetadinha” – Para “cutucar” ainda mais os franceses, o La Reppublica e outros jornais de circulação na Itália lembraram também que há pouco mais de um mês a secular vinícola italiana “Cantina Ferrari“, conhecida mundialmente pelos maravilhosos e premiados espumantes Ferrari Maximum Brut Magnum, Ferrari Perlé Brut e Ferrari Maximum Brut, fora reconhecida como a melhor produtora de espumantes do mundo por parte do prêmio internacional Sparkling Wine Producer of The Year“, deixando em colocações não tão cobiçadas os famosos chamapanhes. O concurso foi organizado pelo escritor inglês Tom Stevenson e a “Master of Wine” finlandesa Essi Avelan – as duas maiores autoridades do planeta em Champanhes e espumantes. 

oiiii

359 (1)

Enoteca Decanter – No Brasil, os espumantes Ferrari são comercializados exclusivamente pela Enoteca Decanter, que hoje tem mais de 50 distribuídores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter localizadas em diversas cidades brasileiras.

IMG_1027
Fachada da Enoteca Decanter na 208 Sul em Brasília
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…