La Miranda de Secastilla 2009: um espanhol que merece ser apreciado

Produzido em Somontano - região norte da Espanha a 20km dos Pireneus, na França
La Miranda de Secastilla 2009: complexo, equilibrado, frutado e elegante.

La Miranda de Secastilla 2009, produzido pela espanhola Bodega Viñas del Veroé um daqueles vinhos que realmente merecem ser apreciados. Além de ser bem equilibrado, possuir certa complexidade no nariz e na boca (notas de especiarias, leve tostado e frutas vermelhas) e boa persistência, ele tem também algumas peculiaridades que, no meu ponto vista, fazem-no ainda mais especial. Pra começar, este vinho é produzido no Vale de Secastilla, região de Somontano, localizada bem ao norte da Espanha e distante apenas 60km dos Pireneus (bem pertinho da França). É local com microclima mediterrânico (verões secos e invernos úmidos) muito adequado para o cultivo de vinhas e obtenção de uvas de qualidade ideais para produção de vinhos finos.

Região de Somontano
Região de Somontano, na Espanha

O La Miranda de Secastilla é composto basicamente por uvas Grenache (tradicionais na região), provenientes de vinhedos muito antigos encontrados no Vale. Também leva em sua composição Syrah e Parraleta (uma variedade nativa de Somontano e muito pouco conhecida por aqui). La Miranda de Secastilla Etiqueta (1) O teor de alcoól deste vinho é de 14%, mas na boca não se apresenta alcoólico. Ao contrário, é bem equilibrado, como já descrevi no início deste post. Enfim, gostei deste espanhol de Somontano por considerá-lo um vinho de personalidade e bem elegante. Teve estágio de oito meses em barricas francesas, e manteve seu caráter predominantemente frutado. Em resumo, é um ótimo vinho e merece ser degustado. Acredito ser acompanhamento perfeito para carnes brancas assadas e grelhadas. No Brasil, a Aurora/Inovini é a importadora. O preço é de R$89.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…