Lançamento Vindima Europa 2018 acontece na Embaixada de Portugal

No dia 5 de julho ocorreu o Lançamento Vindima Europa 2018 na Embaixada de Portugal, em Brasília, organizado pela importadora Porto a Porto e pela empresa Check-in 4 Wine!

Os convidados foram recebidos com o espumante Rosé da Vinícola Suzin, da região de São Joaquim em Santa Catarina, trazido pela Check-in 4 Wine, elaborado com as uvas Merlot – 60% e Cabernet Sauvignon – 40%, pelo processo Charmat. É um espumante bem fresco e agradável, com um morango bem presente em aromas e paladar, além disso, vale citar que a safra de 2015 ganhou a medalha Gran Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas em 2016. Uma outra curiosidade legal é que esses rótulos lindos com as flores foram desenvolvidos exclusivamente pela Check-in 4 Wine e não são encontrados na Vinícola Suzin!

Espumante Rosé Vinícola Suzin com rótulo exclusivo

Para acompanhar o espumante, foram servidas Batatinhas na Serragem, Escabeche de Sardinhas e Tomatinhos com Coentro, elaborados pela Chef Rosa Estrella.

Entradinhas elaboradas pela Chef Rosa Estrella.

Foi possível degustar três vinhos da Caves Messias, do portfólio da Porto a Porto, que foram apresentados pelo sommelier Frederico Benjamim. O primeiro vinho tinto degustado foi o Quinta do Cachão – 2014, da região do Douro, que eu já conhecia e considero um super custoxbenefício.  Possui em sua composição as castas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Tinto Cão e estagia por 6 meses em barricas de carvalho francês. Apresenta boa intensidade aromática, com frutas negras predominando, um toque de baunilha e caramelo, taninos a acidez leves. Um vinho simples e muito agradável. Ótimo para o dia a dia.

Quinta do Cachão – ótimo custoxbenefício

O segundo vinho tinto degustado foi o Quinta do Penedo – 2012, do Dão, que harmonizou bem com as Favas Portuguesas com Carne e o Bacalhau Nunca Chega, ambos os pratos também elaborados pela Chef Rosa Estrella. O Quinta do Penedo é elaborado com 70% de Touriga Nacional e 30% de Alfrocheiro e estagiou 12 meses em barrica de carvalho novas e usadas. É um vinho com mais estrutura, com acidez e taninos mais altos. Os aromas apresentaram frutas negras, especiarias e ervas secas. Um ótimo custoxbenefício também.

Quinta do Penedo e Favas à portuguesa

O último vinho degustado foi o Porto Messias 10 anos. Ele apresentou notas de avelãs, frutas secas, madeira. Boa acidez e um final médio e harmonizou bem com chocolate.

Porto Messias com Chocolate

Check-in 4 Wine

Também foi feita uma apresentação da empresa Check-in 4 Wine, que promove experiências enogastronômicas. E empresa é conduzida pelas jornalistas Mônica Corrêa e Moniky Bittencourt, que são mãe e filha e sócias há mais de 11 anos.

Apresentação da empresa Check-in 4 Wine
Apresentação da empresa Check-in 4 Wine

A apresentação também detalhou o almoço que ocorrerá no dia 18 de setembro de 2018, que será realizado na Quinta do Valdoeiro, que fica na Bairrada, em Portugal. Será servido um prato tipicamente da região conhecido como Leitão à Bairrada e o almoço será servido dentro de uma cave de pedra de 96 anos, rodeada de barricas de carvalho. O almoço será ser harmonizado com vinhos da Caves Messias, e dentre eles será servido um grande vinho do Porto, safra 77 com 40 anos de guarda.

Pessoal do Vinho: o sommelier Frederico Benjamim, eu (Bianca Dumas do @vinhobonzao), Dani Abreu do @vinhosdaminhavida e Adriana Nasser do @derolhaemrolha

Aqui está a lista de alguns dos vinhos que serão contemplados nessa experiência enogastronômica: Espumante Messias, Espumante Blanc de Noirs, Bairrada Messias Clássico Tinto, Douro Vinha de Santa Bárbara Tinto e Porto Messias Colheita 77.

 

Quem quiser conhecer mais, tá aqui o site da Check-in 4 Wine: .

 

 

Texto de Bianca Dumas do @vinhobonzao
 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…