Librottiglia: os vinhos que contam histórias

libro2-1024x512
O projeto Librottiglia harmoniza a degustação dos vinhos ao prazer da boa leitura. Foto: Embalagem Marca.

Inovadora, a vinícola italiana Matteo Correggia aceitou proposta da agência de design Reverse Innovation para dar início a um projeto interessantíssimo: Librottiglia, nome criado a partir das palavras libro e bottiglia, que em português significam livro e garrafa, respectivamente.  A ideia do projeto é, basicamente, transformar os rótulos das bebidas em pequenos e graciosos livros de histórias.

A trilogia

O Librottiglia é apresentado em uma trilogia, sendo que cada uma das três histórias tem sintonia com os três tipos de vinho da linha. A cantora e compositora italiana Patrizia Laquidara assina “La Rana nella Pancia” (A Rã na Barriga), uma fábula “enigmática como o vinho seco brachetto Anthos e seu surpreendente aroma adocicado de frutas vermelhas e rosas”. Já a escritora brasileira e produtora cultural Regina Nadaes Marques, radicada em Milão, apresenta o romance “Ti amo. Dimenticami” (Te amo. Esqueça-me) com uma história de amor “intensa como o tinto nebiolo da região de Roero, no Piemonte”. A trilogia se completa com “L’Omicidio” (O Homicídio), uma ação policial bem-humorada do autor satírico Danilo Zanelli, “leve e refrescante como o vinho branco Roero Arneis”.

libro4
Em tamanho compacto, os livros do projeto Librottiglia são os rótulos com design gráfico minimalista nas garrafas de 375 mililitros. Foto: Embalagem Marca.

A má notícia é que, por enquanto, os vinhos estão disponíveis apenas na Itália e os textos estão escritos somente em italiano.

Design

Os livros, em tamanho compacto, funcionam como rótulos para as garrafas de 375 mililitros e se distinguem não só pelo seu conteúdo, mas pelo seu design gráfico minimalista. Segundo a agência Reverse Innovation, a embalagem harmoniza a degustação dos vinhos ao prazer da boa leitura.

A vínicola Matteo Correggia e a agência Reverse Innovation 

A empresa Piedmont Matthew Correggia foi fundada em 1985 para realizar o sonho do proprietário (que tem o mesmo nome da empresa) de iniciar uma grande produção de vinhos em um território até aquela época desconhecido, o Roero.  Hoje, a empresa está ao encargo da família do fundador.

Já a agência Reverse Innovation, com sede em Milão e Amsterdam, é uma empresa de comunicação e design premiada em diversos concursos internacionais. Seu compromisso é com a inovação, preocupada com a abordagem peculiar aos diferentes mercados e setores.

Fonte: Embalagem Marca e Librottiglia.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…