.
O livro do vinhoQuer agradar alguém que gosta de vinhos? Então, uma dica muito boa de presente é O Livro do Vinho do master sommelier francês Vincent Gasnier. O livro de capa dura e 352 páginas apresenta informações essenciais e é também um guia de degustaçãocom orientações sobre os melhores vinhos de cada categoria. É editado pela Publifolha.
O Livro do Vinho no Blog Vinho Tinto
O Livro do Vinho: nele aprendi que os vinhos da uva grega xynomavro desafiam os melhores vinhos italianos
Eu comprei o meu no início deste ano. Gosto de lê-lo de maneira despretensiosa e sem seguir a ordem das páginas. Sempre que tenho alguma dúvida ou, até mesmo, para descobrir informações interessantes recorro a ele. Por exemplo, foi “O livro do Vinho” que me ensinou que a Plavac Mali é uma uva típica da Croácia muita parecida com a Zinfandel, a uva-símbolo da Califórnia. Da mesma forma me apresentou o vinho da uva xynomavro, típica do Norte da Grécia, como alternativa para desafiar os melhores vinhos italianos.

O livro ensina também a desvendar os rótulos dos vinhos, além de toques sobre armazenamento e serviço da bebida. Dicas de harmonização são também encontradas nas páginas finais.

O Livro do Vinho no blog vinho Tinto
Dez dicas práticas para harmonizar vinho e comida

Foi nesse livro que aprendi que, ao contrário do que muitos pensam, peixes podem sim harmonizar com vinhos tintos, por exemplo.

O livro pode ser encontrado na Livraria Cultura a R$74,90.

Comentários

comentários

Close