Maior e mais representativo concurso de espumantes brasileiros abre as inscrições

Concurso de espumantes abre inscrições hoje

Acontece este ano a 12ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro nos dias 13 e 14 de outubro. A Associação Brasileira de Enologia (ABE) abre as inscrições hoje, 14 de setembro, através do site da ABE, com a previsão de atrair um número maior de amostras e vinícolas se comparado a edição de 2019. O concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis), tudo isso seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A OIV é uma organização intergovernamental que trata dos aspectos técnicos e científicos da viticultura e da vinificação.

O concurso foca em avaliar espumantes naturais

O evento é prova do reconhecimento do espumante brasileiro no cenário internacional, conquistando seu merecido espaço no mercado. Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme as normas.

Para André Gasperin, enólogo e presidente da ABE, o espumante brasileiro atraiu olhares no mundo todo, e depois de degustado foi aprovado. Ele acrescenta que entramos para o mapa mundial da vitivinicultura com o espumante e hoje se brinda o reconhecimento também com os vinhos. Gasperin ainda destaca a diversidade, versatilidade e refrescância como características marcantes da indústria nacional.

As inscrições abriram hoje com o intuito de atrair um número maior de amostras e vinícolas

Todos os 125 espumantes premiados na última edição atingiram notas superiores a 88 pontos. Os 14 espumantes que conquistaram Grande Medalha de Ouro superaram os 92 pontos. Os números da edição passado foram de 376 espumantes de 89 vinícolas de sete estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). O entusiasmo pelo evento é grande, tanto que esse ano o maior e mais representativo concurso de espumantes brasileiros espera que o número de participantes aumente em relação à edição anterior.

Mais informações no site: www.enologia.org.br

Leia: Enólogos da ABE coletam 411 amostras de vinhos de 53 vinícolas diferentes

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…