Modelos de adegas para casa viram tendência

Modelos de adegas são indicadas para guardar seus vinhos de maneira prática e bonita em casa

Os melhores modelos de adegas junto com a premissa básica para preservar e potencializar as características de um vinho, formam uma combinação perfeita. São vários requisitos a serem cumpridos: a bebida deve ficar longe de fontes de luz, em locais mais frios, na posição horizontal e em um local onde não haja trepidações. Para evitar o ressecamento ou mofo na rolha, o ideal é que o vinho seja armazenado em ambientes com umidade relativa do ar que seja nem muito secos, nem muito úmidos, recomenda-se acima de 65%. Com esses cuidados em mente, veja a seguir alguns modelos adequados de adega:


Adegas em móveis planejados

• Adega na varanda: as garrafas de vinho podem dividir o espaço com cervejas, uísques, coqueteleiras, entre outras bebidas. Porém, é necessário que o local possua persianas ou outro tipo de bloqueio de luz solar para evitar a iluminação direta e o aquecimento do drinque.
• Adega na sala: as bebidas podem ser armazenadas próximos a objetos decorativos, livros e plantas. É interessante criar um espaço de bar, com acessórios para adega, como saca rolhas e taças.
• Adega na cozinha: nichos para as garrafas também podem ser planejados na área da cozinha, até mesmo na parte superior do móvel, caso não sejam itens de consumo tão frequentes no ambiente.

Móveis com adegas

• Aparadores: podem ser usados para acondicionar as garrafas de vinho e, ainda, como suporte para taças e outras bebidas. Aparadores fechados são ainda mais adequados para os vinhos, pois garantem temperaturas mais baixas e um ambiente mais escuro. Eles podem ser usados para pratos, talheres e outros itens.
• Estantes: existem estantes pensadas especialmente para armazenar garrafas de vinho. Quando completa, além da função principal, a peça se torna um verdadeiro item decorativo.
• Nichos: para aqueles que vão guardar poucas garrafas, podem contar com o auxílio de nichos de paredes, que podem ser instalados em salas, cozinhas, varandas, churrasqueiras e outros ambientes sem ocupar espaço. É possível adicionar taças para facilitar o consumo da bebida ou itens para decorar.
• Carrinho de bebidas: são charmosos e ideais para montar um mini bar em casa. Porém, é preciso buscar por uma opção que tenha espaço horizontal próprio para a bebida.

Otimizar o espaço unindo um móvel a uma adega, da uma cara nova e moderna para casa

Peças funcionais

• Rack: racks próprios para a armazenagem de vinhos são peça instaladas na parede, exclusivamente para este fim. Os racks se adequam a todos os ambientes, com estilos que vão do criativo ao sofisticado e em variados tamanhos.
• Suporte: podem ser colocados em mesas e aparadores para que os convidados selecionem uma garrafa, e ideais para o momento que antecede o consumo da bebida.

Modelos de adegas organizam vinhos em casa da melhor maneira

Em espaços dedicados

• Wine room: trata-se de um local projetado para armazenar o vinho, com todas as características necessárias para a conservação das garrafas, com ou sem refrigeração. Na maioria das vezes, fica no subsolo da residência, mas é possível construí-la em outro espaço.
• Adega: é um espaço totalmente dedicado à experiência do vinho. O local pode conter, além do armazenamento, acessórios como taças, bico dosador, decanter, saca rolhas, livros e revistas relacionadas à bebida, bem como uma mesa ou balcão para experimentar o drinque.
• Bar: A ideia é ser um ambiente onde seja possível armazenar e consumir vinhos e outras bebidas, além de recepcionar os amigos, assistir a um jogo esportivo e realizar outras ocasiões.

Adegas climatizadas

• Adega Brastemp 12 Garrafas com painel touch: compacta e eficaz, essa adega climatizada possui controle eletrônico Touch Sensor com display de temperatura e iluminação interna com LED que não danifica o drinque.
• Adega Brastemp Dual Zone 33 Garrafa: a opção conta com dois compartimentos com controle de temperatura independentes para diferentes bebidas, e conta com uma maior capacidade de armazenamento. O acabamento é luxuoso: prateleiras em madeira, puxadores metálicos, e o vidro das portas é triplo.
• Adega Climatizada Electrolux ACD29: é uma adega resistente e duradoura com acabamento em aço inox. Seu painel touch-control e display de temperatura externo são os grandes diferenciais do modelo, que também identifica o vinho ideal para a temperatura presente.

Adega em casa está virando tendência entre amantes de vinho

Leia: 29ª Avaliação Nacional de Vinhos tem inscrições abertas dia 27 de julho

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…