O Winemaker está com as inscrições abertas

Winemaker – Vinhos Tintos

O Winemaker Miolo já formou 134 enólogos amadores, em 10 turmas, sendo seis de Vinho Tinto e três de Espumantes. A experiênciana América Latina é única e está com inscrições abertas para a sétima turma de Vinho Tinto.

Todo processo é conduzido pelo diretor superintendente da Miolo Wine Group, enólogo da família Adriano Miolo, em quatro encontros teóricos e práticos que vão desde a Poda Seca, passando pela Poda Verde, pela Colheita até chegar ao Corte e Formatura. Ao final, cada Winemaker Miolo recebe 60 garrafas (10 caixas) do seu vinho com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV) com rótulo personalizado. 

Etapa da produção de vinho

A experiência permite a cada participante viver etapa por etapa do processo de elaboração de um vinho com DOVV. Ao abrir mais uma turma para o curso de Winemaker Miolo Vinho Tinto, a vinícola está compartilhando sua rotina de 32 anos com quem aprecia o mundo do vinho e quer mergulhar neste universo de sensações. Cada participante vive a rotina de um enólogo. Depois da Poda Seca, vem a Poda Verde, até chegar ao encantamento da colheita, seguida pelo corte do vinho e formatura. No vinhedo ou na cantina, cada aprendiz participa de quatro encontros presenciais com por práticas e aulas teóricas sempre conduzidas por Adriano Miolo, juntamente com a equipe técnica da vinícola.

Do início ao fim, cada prática em campo acontece no icônico Lote 43, vinhedo exclusivo do Winemaker, uma das melhores parcelas da família. O gran finale vai acontecer um ano além do corte, depois de o vinho permanecer em barricas de carvalho francês e ser engarrafado até chegar às mãos do seu criador. Durante todo o período do curso, os participantes ficam hospedados no Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, instalado em frente à vinícola, participando de degustações especiais, almoços e jantares temáticos harmonizados.

O jornalista Celso Masson, Winemaker de Vinho Tinto e também de Espumantes, declara seu orgulho em ter feito parte das experiências, não apenas pelos vinhos que foram elaborados, podendo-os chamá-los de seu, mas também por poder participar do corte, do estilo do vinho e do espumante. “Tenho muito orgulho, principalmente pelo que eu pude aprender no curso, desde o cuidado com o solo até as harmonizações. Garanto que não há guia melhor para percorrer este caminho do que Adriano Miolo e sua equipe”.

A experiência de participar do Winemaker é única

CRONOGRAMA DOS ENCONTROS

12 a 14 de agosto de 2022 – Poda Seca

21 a 23 de outubro de 2022 – Poda Verde

02 a 05 de março de 2023 – Safra

16 a 18 de junho de 2023 – Corte e Formatura

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail winemakers@miolo.com.br ou pelos telefones (54) 2102.1500 e 9 8133.0032, com Thais Somensi.

Mais informações: Wine | Compre vinhos online com descontos exclusivos!

Leia: Miolo Seleção Rosé conquista cada vez mais fãs

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…