Para Iniciantes: conheça a Cabernet Sauvignon, rainha das uvas tintas

Cabernet Sauvignon

Hoje vou falar sobre Cabernet Sauvignon, uma uva que adoro! É uma casta internacional conhecida como “rainha das uvas tintas” por sua facilidade de produzir vinhos de qualidade nos mais diversos climas. É originária da região de Bordeaux na França. Dela surgem vinhos tradicionalmente estruturados, com bastante tanino, acidez alta e com boa capacidade de envelhecimento.

Esta uva compõe a estrutura básica dos mais finos vinhos de Bordeaux e também oferece os mais finos varietais do Novo Mundo. Os vinhos Cabernet Sauvignon normalmente apresentam notas de frutas pretas (amora, cereja preta, groselha preta). Geralmente produz vinhos tânicos de muito corpo e acidez alta, que amadurecem bem em barricas de madeira e envelhecem bem em garrafas, produzindo muita complexidade. Quando provenientes de climas moderados são mais leves e menos encorpados e seus aromas e sabores de frutas escuras podem vir acompanhados de notas de pimentão e menta. Já os de clima quente são mais encorpados e tendem a lembrar frutas maduras e compota de groselha e cereja preta. É muito comum encontrar os vinhos tintos de Cabernet Sauvignon misturados a outras variedades de uva, como Merlot, Shiraz, Malbec e Carménère.

E você, gosta dos vinhos feitos a partir da Cabernet Sauvignon? Qual o vinho mais gostoso dessa uva que você já experimentou? Conte para nós!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Italianos que surpreendem

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…

95 anos cooperando e cada vez mais sustentáveis

A Cooperativa Vitivinícola Nova Aliança, próxima de seu centenário, reforça seu compromisso com a responsabilidade…