Perfume Malbec: o primeiro e único a utilizar álcool vínico

amalbec
A linha Malbec é a primeira a utilizar álcool vínico em sua produção

Há dez anos no mercado a linha masculina Malbec é sucesso de vendas de O Boticário e, claro, que sua história está diretamente relacionada com o mundo do vinho, o que me faz gostar ainda mais desses produtos. Vou contar os detalhes aqui pra vocês: conhecido pelo seu dom nos negócios e bom faro para as fragrâncias, Miguel Krigsner – fundador do grupo O Boticário –  foi o responsável pela criação do perfume Malbec. Ok, mas o que esse perfume tem de diferente dos outros que ele já criou? É que o  Malbec foi o primeira a utilizar álcool vínico em sua produção. Para quem não sabe, álcool vínico, segundo legislação brasileira, é o álcool etílico potável que é obtido exclusivamente por destilação e retificação de vinho, de produtos ou subprodutos derivados da fermentação da uva. 

Inspiração veio de uma visita à uma vinícola chilena em 2003
Miguel Krigner, fundador do grupo O Boticário – A inspiração veio de uma visita à uma vinícola chilena em 2003

A inspiração para esse perfume, veio em 2003, quando em passeio por uma vinícola no Chile, o empresário foi convidado a conhecer as caves onde eram armazenadas as barricas de carvalho. Não deu outra: ficou maravilhado com a riqueza de aromas do lugar decorrentes da mistura do carvalho com o vinho. Na mesma hora, o empresário teve a ideia de criar uma fragrância masculina que proporcionasse a sensação olfativa forte e marcante da cave. Um ano depois o perfume Malbec foi lançado como o primeiro no mundo a utilizar álcool vínico em sua fórmula.

Linha de Produção do Malbec (Foto: divulgação)
Linha de Produção do Malbec (Foto: divulgação)

Para conseguir identificar os aromas sentidos nas caves chilenas e depois reproduzi-los em laboratórios, Krigsner utilizou um processo conhecido por “Head Space”, com o qual foi  possível captar o espectro de aromas do local e depois reproduzi-los em laborátório.  Mas o grande diferencial de o todo o processo foi a utilização do álcool vínico, obtido ao invés do álcool etílico na produção dos cosméticos. A utilização do uso do álcool vínico foi patenteada e até hoje a linha Malbec é a única no mundo a usar álcool obtido pela destilação do vinho e, ainda, macerado em tanques de carvalho francês.

Barricas
A utilização do uso do álcool vínico foi patenteada e, até hoje, a linha Malbec é a única no mundo a usar álcool obtido pela destilação do vinho e, ainda, macerado em tanques de carvalho francês.

De 2004 para os dias de hoje, a linha Malbec já ganhou várias versões, inclusive comemorativas e numeradas e com quatro e oito anos de maturação em barricas para realçar o aroma de madeira – como nos vinhos. 

Perfume Malbec - inspirado nos aromas do vinho
Malbec Supremo para comemorar os 10 anos de lançamento do produto





Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…