Perrier-Jouët nomeia pela primeira vez uma mulher para chefiar a Maison

Perrier Jouet
Perrier- Jouët – 200 anos e apenas sete chefs de cave

Nos mais de dois séculos da Maison Perrier-Jouët, passaram por lá sete chefes de cave, e agora, pela primeira vez, uma mulher assume a produção deste emblemático champagne. Ela é Severine Frerson, profissional que aos 15 anos de idade escolheu a Enologia como carreira desafiando aqueles que afirmavam que esta indústria era masculina.  Entre as experiências de Frerson, constam 16 anos na consagrada Piper-Heidsieck, local em que também chegou a ser chefe de cave.

Severine Frerson
Severine Frerson

Natural da região de Champagne, guarda memórias vivas dos dias que passava com amigos em vinhedos de Verzenay. Agora, nas adegas da Perrier Jouët, ela leva toda a sua sensibilidade e intuição para classificar os vinhos da Maison.

Perrier-Jouët nomeia a primeira mulher para comandar a prestigiada Maison
Perrier-Jouët nomeia a primeira mulher para comandar a prestigiada Maison

Para chegar a esta importante posição, Severine teve dois anos de aprendizado com Hervé Deschamps, que ficou 20 anos à frente da produção da marca, seguindo fielmente os passos de seu antecessor, André Baveret. À ocasião, em 2018, Christophe Danneaux, vice-presidente de champagne e diretor de negócios da Perrier-Jouët, já tecia elogios à Séverine em sua chegada à Maison. “Nossa história é marcada por Rose-Adélaïde Jouët, que fundou a Maison com seu marido Pierre-Nicolas Perrier em 1811. Seu grande caráter, determinação e ousadia, tal e qual o de Séverine Frerson, se alinham à filosofia da nossa Maison”, disse na ocasião.

Troca de cargo transmitida ao vivo na Perrier- Jouët .

A entrega do cargo aconteceu recentemente com pompa e circunstância em um evento coroado de emoção e transmitido online e ao vivo para diversos países. Severine Frerson possui dez anos de experiência como chefde cave de outra grande produtora de bebida da região.

Sobre a Maison Perrier-Jouët

Fundada em 1811 em Epernay, a Maison Perrier-Jouët é uma das casas de champagne mais históricas e lendárias da França, e uma das mais distintas também. É reconhecida por seus champagnes elegantes e complexos, que revelam a verdadeira essência da cepa Chardonnay, e por sua tradição duradoura de savoir-faire, que se traduz em uma experiência incomparável de apenas sete Cellar Masters desde a sua fundação. 

Champagne e Arte

É uma Maison singular, com espírito familiar e profundamente influenciada pelo amor de seus fundadores pela natureza e pela arte – duas inspirações que se fazem presentes na história da marca e que permitem criar experiências excepcionais no cotidiano de quem ama este belo champagne e o Art de Vivre francês. 

Desde sua famosa colaboração com Emile Gallé, pioneiro do movimento Art Nouveau e criador do design das famosas anêmonas para seu cuvée de prestígio Perrier-Jouët Belle Epoque, a Perrier-Jouët encomendou trabalhos de artistas consagrados e emergentes como Daniel Arsham, Noé Duchaufour-Lawrance, Mighel Chevalier, Makoto Azuma, Tord Boontje, Studio Glither e Simon Heidjens, e o brasileiro Vik Muniz, entre outros, para ilustrar suas belas garrafas. 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…