Provino – Feira Profissional de Vinhos e Destilados acontece em São Paulo

Inserir o vinho nos hábitos do brasileiro sempre foi um dos principais desafios do setor, que considera o consumo brasileiro baixo, com menos de 2 litros/ano por habitante. Ao mesmo tempo, essa lacuna pode ser interpretada como algo bastante  promissor pois há um grande número de consumidores esperando para serem conquistados. Com isso, o mercado vem trabalhando no sentido de facilitar o acesso e disseminar informações que ajudem a vencer as barreiras e os preconceitos que dificultam a popularização da bebida.

O setor foi um dos poucos que se manteve em crescimento neste período de crises políticas e econômicas. As empresas do ramo têm projetado um crescimento acima de 15% para este ano considerando a ascensão do mercado e forte demanda por variedade de vinhos e destilados de qualidade.

Segundo dados da Ideal Consultoria, nos últimos 7 anos, a importação de vinhos e espumantes no Brasil aumentou 55% em volume, atingindo 12.880 milhões de caixas e 27% em valor (FOB em dólares) ultrapassando US$ 368.607 milhões de dólares.

Já o mercado latino-americano, com consumo de aproximadamente 3 bilhões de litros por ano e uma taxa de retorno de investimento (CAGR) de 7% previsto para os próximos 5 anos, ganhará um estímulo efetivo para expandir a cultura do vinho no Brasil, por onde passam 50% dos rótulos importados na América Latina.

Provino – Feira Profissional de Vinhos e Destilados

Pensando nesse potencial, Malu Sevieri, Rico Azeredo e Christian Burgos idealizaram a Provino – Feira Profissional de Vinhos e Destilados. Os dois primeiros fazem parte da Emme Brasil e possuem mais de 10 anos de experiência na organização de feiras profissionais, em representação da Messe Düsseldorf, organizadora da ProWein, maior feira de negócios de vinho do mundo, realizada anualmente em Düsseldorf, na Alemanha. Christian Burgos é presidente da Inner Group, reconhecido nome na indústria nacional e internacional de vinhos.

Inclusive já tive a oportunidade de participar da ProWein em 2018 e posso dizer a feira é simplesmente sensacional! Foram 3 dias de muitas degustações, novidades e oportunidades de negócios. Foi possível conhecer vinhos de diversos países e produtores e os dias que passei lá não foram suficientes para visitar todos os stands. Para quem tiver interesse em ir, a próxima ocorrerá entre os dias 15 e 17 de março de 2020.

Chegando na ProWein 2018

“A Emme Brasil vem fazendo um excelente trabalho como representante da ProWein no Brasil, assim como sei que Christian Burgos é um profissional reconhecido e competente na indústria de vinhos no País. Mesmo sem a participação da ProWein na feira, tenho certeza que a Provino terá um grande sucesso em se tornar o principal evento de negócios para a indústria de vinhos na América Latina”, ressalta Marius Berlemann, diretor da ProWein.

A primeira edição da Provino ocorrerá entre os dias 15 e 17 de outubro em São Paulo e visa suprir a demanda do segmento por um encontro de qualidade com foco nos profissionais aproximando assim as tendências, lançamentos e as novas safras de vinhos e destilados ao consumidor final.

A Provino tem como meta se tornar uma importante plataforma para o contato entre produtores e importadores de diversos países com a presença de distribuidores, sommeliers, comerciantes e importadores do Brasil e da América Latina. Além do intercâmbio com os principais nomes da indústria mundial, os profissionais vão fazer negócios, aprimorar-se e ampliar o network.

Juliana La Pastina, da World Wine, uma das maiores importadoras de vinho no Brasil, com presença confirmada no evento, ressalta a importância de uma feira exclusiva para profissionais que ajude a desenvolver e estimular o crescimento da indústria no Brasil. “Nesse momento em que o mercado está passando por grande transformação e expansão, é fundamental um evento que nos permita impulsionar os negócios. Por isso, consideramos a Provino uma grande oportunidade para fortalecer os relacionamentos comerciais, ampliar contatos, trocar informações e conhecimentos com toda a cadeia”.

A feira Provino vai trazer importadores da Colômbia, Peru, México e Panamá, e realizará fóruns e painéis que vão tratar de temas práticos e cases de sucesso do mercado, como venda de vinhos e destilados, negociações, importação e exportação. A estimativa é de participação de 250 marcas expositoras e visitação de 10 mil profissionais nos três dias de evento.

Informações

Provino 2019 – Feira Profissional de Vinhos e Destilados

Data: De 15 a 17 de outubro de 2019 (terça a quinta)

Horário: 13 às 20 horas

Local: Transamerica Expo Center – São Paulo

Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro

Informações: www.provino.com.br | info@provino.com.br

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…