Provino se consolida como principal feira de negócios do vinho na América Latina

Provino 2019 é sucesso como feira de negócios de vinhos (Foto: Revista Adega)
Provino 2019 é sucesso como feira de negócios de vinhos (Foto: Revista Adega)

Promover o encontro entre produtores e importadores com distribuidores, lojistas e varejistas de diversos estados brasileiros e outras regiões da América Latina. Esta foi a missão da Provino 2019, primeira edição da Feira Profissional de Vinhos e Destilados, que se concretizou como a mais importante feira de negócios voltada para este segmento de bebidas no País.

Foram cerca de 6 mil oportunidades criadas, mais de 200 marcas expondo e um fórum de conteúdo profissional muito concorrido, com lotação de salas. A Provino trouxe experiência e ousadia, apresentando vinhos, destilados e compartilhando muito conhecimento sobre o universo encantador dessa indústria que no ano passado cresceu 169% somente no Brasil segundo pesquisa da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

Na Provino 2019 foi possível apresentar muito além de vinhos, uma vez que os expositores levaram a um público altamente qualificado tendências, lançamentos, acessórios e inclusive maquiagem com a temática. Foram ao todo 2.600 visitantes que puderam desfrutar das novidades. O sucesso foi destacado por Bastian Mingers e Géraldine Leverd, que são diretores da ProWein, a maior feira de negócios do vinho do mundo.

Sucesso da Provino

a Provino 2019 foi classificada como um hub sul-americano de wine business.
A Provino 2019 foi classificada como um hub sul-americano de wine business.

Presentes no evento, a Provino 2019 foi classificada como um hub sul-americano de wine business. “Público satisfeito e expositores ocupados. Como primeira edição, a feira superou as expectativas e estabeleceu um importante canal para novas oportunidades de negócios”, destacou Bastian Mingers. Já para Géraldine Leverd, o desafio será a consolidação da feira a longo prazo.

Contudo, essa preocupação não vai durar muito, afinal, a edição de 2020 da Provino já tem data para acontecer: de 20 a 22 de outubro, na Transamerica Expo Center. “Fizemos um trabalho preciso na seleção dos visitantes, avaliando cada perfil para qualificar a audiência. O resultado foi muito bem-sucedido”, celebrou Rico Azeredo, diretor da Provino.

Diversidade nos lançamentos

A Feira Profissional de Vinhos e Destilados trouxe as principais importadoras do País, que reservaram novidades exclusivas para o evento. Foram eles:

  • Adega Alentejana, com o argentino Amadeo Malbec e grandes vinhos portugueses;
  • Cantu Importadora, que anunciou a parceria com a marca Rosé Piscine, hoje o vinho francês mais consumido no Brasil;
  • O Primitivo de Puglia IGT, da linha A.Mare, pertencente à Terra Rossa, que é marca própria da World Wine;
  • O lançamento do português Adaga, feito pela importadora Vinoli;
  • A VCT, novamente a principal importadora de vinhos do Brasil no 1º semestre deste ano, participou com as marcas Concha y Toro, Trivento e Fetzer;
  • A Optimus Importadora apostou nos vinhos argentinos Mosquita Muerta, de fermentação natural, e a edição limitada do Vale Secreto do Chile;

Desembarque em São Paulo

Provino
Logomarca Provino

Países como Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, França, Portugal e Uruguai igualmente marcaram presença na Provino. A Feira proporcionou um espaço para que o público entrasse em contato direto com vários representantes, fomentando também diversas ações.

É o caso da Wines of Chile, que reuniu vinícolas de grande importância dentro da Provino e também da Associação Empresarial de Portugal (AEP), que colaborou com a participação de marcas portuguesas.

Além disso, a França marcou presença por meio da Vignobles Bouillac, a Bleu de Mer e a PNR, importadora do empresário francês radicado no Brasil Philippe de Nicolay-Rothschild. A Argentina participou através das bodegas Budeguer e La Coste de Los Andes (Chateau La Coste), e a Lenz Moser apresentou na Provino sabores da Áustria. Já a Bolívia levou vinhos das vinícolas La Concepción e La Cabaña.

Os nacionais também tiveram vez na Provino

As produções nacionais também marcaram presença na Provino 2019, como foi o caso dos vinhos sem conservantes e a maquiagem inspirada no mundo do vinho da Famiglia Valduga. As apresentações escolhidas pelo grupo ficaram a cargo do branco Chardonnay Era e também do espumante Ponto Nero SO2 Free, livres da adição de SO2 (dióxido de enxofre).

Por meio da marca Vinotage, outra novidade apresentada foram os cosméticos feitos à base de uvas que deram origem à linha de maquiagens Vinya, com gloss, rímel, lápis de olho e paletas de sombras com tons inspirados nesse universo repleto de tintos, brancos e rosés.

A Villa Francioni, da Serra Catarinense, levou como destaque o VF Rosé 2018, que foi premiado no Guia ADEGA Vinhos do Brasil e ficou popularmente conhecido como o “rosé da Madonna” depois da cantora degustá-lo em sua passagem pelo Brasil. Já o Grupo Miolo preparou um masterclass para apresentar a novidade: o Íride Miolo Sur Lie Nature 2019.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…