.

produtos-portugueses-vinhos-do-porto

Este ano, as exportações portuguesas para o Brasil estão em baixa e o vinho do Porto, um dos mais tradicionais produtos portugueses no Brasil não é exceção. Segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, no primeiro semestre de 2015 as exportações desse tipo de vinho para o mercado brasileiro caíram. No período de janeiro a junho deste ano as vendas de vinho do Porto no Brasil fecharam em 1,54 milhões de euros, menos 10% do que no mesmo período do ano passado.

A queda nas vendas do vinho do Porto para o país seguiu a tendência das exportações portuguesas, mas com menor intensidade, já que as exportações totais para o Brasil tiveram no primeiro semestre uma queda de 29%, segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC).

A França, apesar de uma queda de quase 3% nas suas importações, para 36,4 milhões de euros, permaneceu como o maior consumidor mundial de vinho do Porto. Em segundo lugar está o próprio mercado português, onde as vendas subiram 8%, para 21,4 milhões de euros.

images (15)

Na lista dos dez maiores mercados mundiais de vinho do Porto estão ainda Holanda, Bélgica, os Estados Unidos da América, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Dinamarca e Espanha. Em quase todos estes países, as vendas de vinho do Porto cresceram no primeiro semestre, com exceção da Holanda,onde também houve queda de 10%, e destaque para o mercado britânico, que subiu quase 22%.

A seguir ao Brasil, que é o 11º consumidor mundial de vinho do Porto, as vendas deste produto português têm como maiores compradores a Itália, Polônia e Suíça, todos com importações acima de um milhão de euros no primeiro semestre deste ano, segundo o IVDP.

Fonte – Portugal Digital

 

Comentários

comentários

Close