Casa Valduga Sur Lie entra na lista dos 10 vinhos icônicos da América do Sul

Espumante do grupo Famiglia Valduga foi o único representante do Brasil indicado na seleção realizada pela revista.

Casa Valduga desde 1875
Casa Valduga desde 1875

A revista Decanter, uma das mais importantes publicações de vinho do mundo, fez uma seleção dos 10 vinhos icônicos da América do Sul, escrita por ninguém menos que o Master of Wine Alistair Cooper.

Representando o Brasil ao lado de rótulos do Chile e Argentina, o espumante Casa Valduga Sur Lie Nature foi um dos destaques do renomado consultor de vinhos, que selecionou produtos aclamados pela crítica, reconhecidos por sua inovação e pioneirismo, em sua maioria novos no mercado – com uma ou duas safras, elaborados sem a intenção expressa de se tornarem vinhos icônicos.

O atual trunfo do Brasil é, sem dúvida, os finos espumantes originados no clima característico da Serra Gaúcha. Na minha opinião, este intrigante lançamento da Casa Valduga é o melhor entre todos. Sur Lie Nature é uma mistura não-vintage de Chardonnay e Pinot Noir, que passa por fermentação secundária em garrafa, maturando por 30 meses nas caves subterrâneas da vinícola. Ao contrário de outros vinhos de método tradicional, ele não passa por dégorgement ou dosagem, sendo assim, a autólise das leveduras ocorre enquanto a garrafa está fechada.

Alistair Cooper

Lançado inicialmente em edição exclusiva de apenas três mil garrafas, o rótulo fez tanto sucesso que o grupo Famiglia Valduga decidiu abrir mais dois lotes, tendo vendido mais de 20 mil unidades.  A maior prova da qualidade do produto são os prêmios de renome que já recebeu, com apenas dois anos de lançamento.

No Guia Descorchados de 2019, ganhou os prêmios de Melhor Espumante, Melhor Espumante Nature, Melhor Espumante Método Tradicional e Melhor do Vale dos Vinhedos, obtendo 92/93 pontos. Foi eleito ainda, pelo segundo ano consecutivo, o melhor espumante da América do Sul.
Neste mesmo ano, foi escolhido como o melhor espumante da América Latina pelo Guia Catad’Or, além de ser o Melhor Vinho do Brasil 2018/2019 segundo o Guia Adega de Vinhos.

Casa Valduga Sur Lie Nature
Casa Valduga Sur Lie Nature

Outros vinhos analisados

Sobre a Casa Valduga

Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a Casa Valduga é reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes. Posicionada entre as dez maiores vinícolas do País, também foi uma das pioneiras no desenvolvimento do enoturismo, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga.

O portfólio de vinhos da marca Casa Valduga é composto pelos rótulos Luiz Valduga, Storia Merlot e Villa-Lobos Cabernet Sauvignon, e pelas linhas Terroir e Terroir Exclusivo, Mundvs, Origem e Naturelle.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…