Salton comemora 110 anos com sete prêmios em concurso internacional

Vinícola Salton - 110 anos de História
Vinícola Salton – 110 anos de História

Salton é sinônimo de espumante brasileiro. Essa é uma máxima que ninguém pode contestar. Líder no mercado nacional de espumantes há 15 anos, a empresa chegou ao posto de número 1 entre as marcas de vinhos mais reconhecidas no Brasil (segundo a Wine Intelligence, pesquisa Global Wine Brand Power) e vem ganhando cada vez mais força em todo o mundo: só em 2019 foram exportadas cerca de 800 mil garrafas para 25 países. Além dos EUA, a Salton vende seus produtos para a Ásia, Europa e Américas, além de mercados menos tradicionais, como Guiné, Nigéria e Angola, no continente africano.

Família Salton 110 Anos
110 Anos de história oficial no dia 25 de agosto

A Família Salton acaba de completar 110 anos. Uma história que teve início formal na cidade de Bento Gonçalves-RS, em 1910, quando os irmãos Paulo, Angelo, João, José, Cesar, Luis e Antonio (foto) deram cunho empresarial aos negócios do pai, o imigrante Antonio Domenico Salton, que vinificava informalmente, como a maioria dos italianos recém-chegados ao Brasil faziam no Sul do país.

Irmãos Salton
Irmãos dão cunho empresarial à empresa no Início do Séc.XX

Atualmente, à frente da vínicola estão os membros da quarta geração da família que se amparam nos valores construídos ao longo de um século de história.

Reconhecimento Internacional

Sommeliers Choice Awards
Sommeliers Choice Awards

A Família Salton não poderia comemorar o aniversário de melhor maneira: os rótulos da vinícola se destacaram perante júri profissional no concurso “Sommeliers Choice Awards 2020”, realizado recentemente nos Estados Unidos. A avaliação foi realizada por sommelières profissionais de bares, restaurantes e clubes norte-americanos com o objetivo de identificar quais vinhos e espumantes deveriam estar nas cartas de estabelecimentos dos EUA. A Salton foi a vinícola brasileira mais premiada da avaliação. Sem dúvidas um presente que corrobora o reconhecimento da qualidade dos seus produtos mundo afora.

Vinhos premiados

Espumante Salton Brut Rosé é outro nos EUA
Espumante premiado nos EUA

O Salton Brut Rosé, sempre bastante elogiado em competições internacionais, feito com uvas Chardonnay e Pinot Noir da Serra Gaúcha, conquistou 92 pontos e ficou com o ouro na categoria. Já o Alma Brut, desenvolvido pela vinícola com exclusividade para Total Wine and More, uma das maiores redes dos EUA, ficou com a prata, assim como o Salton Ouro Brut, o Evidence, o Espumante Moscatel, o Séries by Salton Espumante Rosé Brut e o Séries Espumante Moscatel.

Comemoração Especial

Comemoração on-line
Comemoração on-line pelos 110 anos da empresa com participação de Luciana Salton

Como parte das comemorações do aniversário da empresa, oficialmente em 25 de agosto, foram realizados uma série de eventos virtuais. Em Brasília, os jornalistas da área de enogastronomia participaram de uma live especial com Luciana Salton, uma das diretoras do grupo, que de forma bem informal e descontraída, falou sobre a história da empresa, a profissionalização da gestão da Salton e sobre investimentos na vinificação e na viticultura no país.

Todos os participantes do evento receberam o espumante Salton Ouro, produzido pelo método Charmat Longo (12 meses de contato com as leveduras durante a segunda fermentação em tanques de aço). As garrafas foram personalizadas para cada participante tornando o brinde ainda mais especial.

Documentário 110 Anos Salton

Documentário Salton 110 anos conta história da vinícola
Documentário conta 110 anos de história da vinícola até os dias atuais. Foto: Reprodução

documentário Família Salton 110 anos – Um Legado como Destino é uma produção com 30 minutos assinada pela Vagão Filme que conta com depoimentos de personagens importantes na história da Vinícola. Memória, humildade, cultura e empreendedorismo são marcas do filme, disponível no YouTube da empresa. 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…