Vinho produzido com leveduras de saquê será lançado em jantar harmonizado no Dom Francisco

O vinho branco será apresentado pelo enólogo Pascal Marty, um dos mais renomados do mundo

Um dos mais respeitados enólogos do mundo, o francês Pascal Marty, estará em Brasília no dia 1º de fevereiro para lançar em primeira mão um vinho branco de Sauvignon Blanc chilena produzido com leveduras de saquê. A bebida ainda não tem rótulo e nem nome, o que torna o evento ainda mais especial. O lançamento acontece às 20h, no Dom Francisco da Asbac e contará com um jantar harmonizado com sete vinhos premium da chilena Viña Marty, de propriedade de Pascal. O valor individual é de R$180,00 e deve ser pago antecipadamente via transferência Banco do Brasil para a conta 425557-7 / agência 0452-9 Dom Francisco Ltda.

O lançamento oficial do vinho rotulado acontecerá no Japão em meados deste ano. Em outubro, a bebida com o rótulo  será lançada em Brasília.

Confira o menu, assinado pelo Chef Francisco Ansiliero que será servido no evento.

Menu

Welcome Drink: branco Viña Marty

Servido com Isca de picanha de tilápia empanada e molho tártaro – Em coquetel volante

Avant Première do vinho Fermentado com Leveduras de saquê em baixas temperaturas

Viña Marty Chardonnay

Love Branco 

Prato de Harmonização para os três vinhos de entrada: Salada Mare e Monte – legumes grelhados, frutos do mar e os cogumelos especiais que foram introduzidos na gastronomia pelos índios Ianomâmi.

Pirca Syrah Gran Reserva

Prato de Harmonização: Nhoque ao Burro e Sálvia

Corazón de Indio

Prato de harmonização: Chorizo de Black Angus com farofa de ovos

SER Syrah

Prato de Harmonização: Carré de Cordeiro com cremolata de menta acompanhado de batata sauté.

Inclui Sobremesa, água e café.

Sobre o vinho com  leveduras japonesas

Pascal Marty, enólogo responsável pela elaboração do chileno Almaviva e do californiano Opus One, é também um grande apaixonado pela cultura japonesa, e se tornou o único ocidental a ser membro oficial da  Sake Producer Association, renomada associação japonesa integrada pelos maiores produtores de saquê do mundo.

Com a levedura do saquê que fermentou entre 5°C e 7°C, foi gerado um vinho com muito volume de boca e aromas bem concentrados
Com a levedura do saquê que fermentou entre 5°C e 7°C, foi gerado um vinho com muito volume de boca e aromas bem concentrados

Em 2018, o enólogo  conseguiu importar um lote das leveduras do saquê para a Vinã Marty, no Chile,  iniciando o primeiro teste. As leveduras de saquê fermentam em temperaturas muito baixas, chegando a 0°C.  Os brancos, em geral, são  fermentados a cerca de 10°C a 12°C, mas rapidamente torna-se necessário elevar a temperatura, já que as leveduras do vinho não resistem a baixas temperaturas. Pascal explica que à medida que a temperatura da fermentação aumenta, os aromas gerados no vinho ficam também menos finos e elegantes, e muitos acabam se perdendo. “Com a levedura do saquê que fermentou entre 5°C e 7°C, no mosto de Sauvignon Blanc do Leyda, foi gerado um vinho com muito volume de boca e aromas bem concentrados”, explicou. Segundo o enólogo, as leveduras japonesas trouxeram ao vinho algumas características florais encontradas nos saquês, ressaltando o sutil aroma de  rosas. “Trata-se de um vinho muito diferente daqueles já conhecidos. Um vinho totalmente natural, portando aromas suaves, delicados e elegantes. Um vinho que lembra a pureza original”, ressalta Pascal Marty diante de sua mais recente criação.

Sobre o enólogo Pascal Marty

 O francês Pascal Marty é reconhecido como um dos melhores enólogos do mundo
O francês Pascal Marty é reconhecido no mundo do vinho como um dos melhores enólogos do mundo

Pascal Marty, é engenheiro agronômo e enólogo,  foi winemaker da Baron Philippe de Rothschild por mais de 14 anos, ocasião em que integrou o processo de expansão global da empresa e se transformou em um dos nomes mais reconhecidos e respeitados do setor no mundo, considerado o  pioneiro a fazer vinho chileno super-premium. Atualmente é enólogo da vinícola brasileira Peterlongo, fundada em 1915.  Também tem projeto solo e administra sua própria vinícola, a Viña Marty, fundada em 2009 com o conceito de elaborar “grandes vinhos”, que são distribuídos no Brasil pela importadora Del Maipo.

Serviço:

Jantar Harmonizado no Dom Francisco da Asbac com o enólogo Pascal Marty Valor: R$180 por pessoa – Para garantir vaga para a degustação, o pagamento deverá ser antecipado com deposito em conta corrente. CC: 425557-7 / agência 0452-9 – Dom Francisco Ltda – Banco do Brasil

Mais informações: Del Maipo – (61) 3363-8779

Local: Restaurante Dom Francisco (Asbac)

Data: 01 de fevereiro de 2019

Horário: 20h

Dom Francisco Asbac (SCES, Trecho 2, Conjunto 31, parte, Asbac/ 3226 2005 / 3224 – 8429 / 3224 5679)

www.domfrancisco.com.br

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…