Secretaria de Turismo reúne um grupo de trabalho para discutir sobre uma “rota do vinho”

A Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com produtores do Planalto Central, reúne um grupo de trabalho que envolve 22 entidades, entre órgãos, empresas e regiões administrativas, além de representantes do governo federal, com o objetivo de discutir sobre uma “rota do vinho”, impulsionado pelo recente entusiasmo pelo cultivo de videiras e produção de vinho no cerrado.

Ao visitar a região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), no Paranoá, o governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância de expansão da rota do vinho para fortalecer a produção local, gerando emprego e renda para o Distrito Federal. A Secretária de Turismo, que acompanhou o governador na visita, reforça que estão estruturando esse roteiro com a certeza de que Brasília tem todas as condições favoráveis e que podem projetá-la como capital do enoturismo, oferecendo para a população uma experiência única e inovadora. Enoturismo é a atividade que associa à atividade turística elementos comuns à cultura do vinho, desde o processo produtivo, passando pelos aromas e sabores.

A vinicultura para produção de vinhos finos, até pouco tempo, era impensável por aqui. Essa realidade começou a mudar quando um grupo de agricultores do PAD-DF se especializou na produção de uvas finas. Assim nasceu a Vinícola Brasília, iniciativa de dez famílias que investiram em estrutura, tecnologia e equipamentos para a produção de vinhos finos na região. Então entra a Setur, com potencialização de uma rota do enoturismo no DF.

Rota do vinho é um assunto bem discutido nos últimos dias

Cerca de 40 produtores trabalham com uva no DF, abrangendo mais de 60 hectares entre plantio e produção, segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater). Isso dá uma média de 1,5 mil toneladas de várias espécies produzidas por ano na região. Boa parte dessa safra é destinada a consumo de mesa, ou seja, aquelas vendidas em caixas ou bandejas nos mercados ou feiras. As uvas mais comuns na região são niágara-rosada, isabel, vitória e itália. De acordo com dados da Vinícola Brasília, em 2020, foram produzidas aproximadamente 5 mil garrafas de vinho fino, e ano que vem é estimado que esse número suba para 25 mil.

O cerrado seco e o clima tropical do Planalto Central não são empecilhos para o cultivo de uvas e a produção de vinhos finos, e espécies de uvas como syrah, cabernet franc, barbere e tempranillo se adaptaram bem à região. Célio Rodrigues, administrador de Planaltina, acredita que a criação de uma rota do vinho vai impulsionar ainda mais a economia local no setor rural.

Secretaria de Turismo com seu grupo deseja estruturar o DF como destino enoturístico

As atividades do grupo de trabalho da Setur para a estruturação do DF como destino enoturístico seguem a pleno vapor. Integrantes de seis subgrupos criados pelo órgão fazem visitas em todo o DF. Além do PAD-DF, fazem parte do roteiro espaços de produção em Sobradinho e Planaltina. A região tradicional de cultivo de uva no DF, o ponto de partida para a produção local da fruta da família das videiras (Vitaceae), historicamente, é Planaltina. Mas também há registros de agricultores em Sobradinho, na região do Lago Oeste, e também em Vargem Bonita, no Riacho Fundo. Maior produtor de frutas do DF, entre elas o morango e a goiaba, Brazlândia também quer fazer parte do turismo enológico.

Mais informações no site:

http://www.turismo.df.gov.br/

Leia: Participe do financiamento coletivo e ajude a lançar o livro Contos do Vinho

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…