Segunda edição do Invino é anunciada para 2020

Primeira edição do Invino em abril de 2019. Foto: Antonio Dantas
Primeira edição do Invino em abril de 2019. Foto: Antonio Dantas

A segunda edição do Invino Wine Travel Summit, evento de enoturismo da Cap Amazon Tropical Marketing, foi anunciada já com os primeiros parceiros confirmados.

Estão confirmados como parceiros o grupo Air France-KLM, a Cité du Vin, de Bordeaux (França), Wine Paths (França) e a Wines and Adventures of the Andes (Argentina). O Invino tem como foco promover a capacitação e o contato profissional entre os participantes através de palestras, reuniões e experiências enogastronômicas.

Origem do Invino

Logo da Invino
Logo da Invino

A ideia da primeira edição do Invino veio de uma constatação da Cap Amazon Tropical Marketing, de que as viagens dos brasileiros estão cada vez mais diversificadas e também sofisticadas, seja em destinos em território nacional ou internacional. Aliado a isso, a busca por experiências têm fomentado o tema do enoturismo, que figura entre prioridade na hora de escolher um destino.

Para o administrador da Cap Amazon e também diretor do evento, Jean-Philippe Pérol, o sucesso da primeira edição do Invino Wine Travel Summit confirmou essa constatação. “Nosso propósito é unir todos os que atuam no negócio do enoturismo e proporcionar uma troca de informações que, lá na frente, vai ajudar a desenvolver ainda mais o setor”, disse Pérol, que também é especialista em turismo e amante de vinho.

Enoturismo

Outra constatação para a criação do Invino é que a busca pela cultura, conhecimento e tradição do vinho não está focada unicamente na degustação, mas os brasileiros querem conhecer o local de produção, cultivo e vivenciar a experiência enogastronômica por completo. Como consequência dessa escolha, os turistas visitam locais com uma concentração de beleza grande.

O desenvolvimento das vinícolas acabou por aumentar a demanda turística dessas regiões. É claro que o Brasil não poderia ficar fora desse mapa.

Território nacional

No Brasil, a região Sul é tradicionalmente conhecida por ser um destino certo para a prática do enoturismo. No entanto, com o passar dos anos, novas frentes foram abertas e têm atraído cada vez mais turistas, desde iniciantes e especialistas, como é o caso:

  • da Serra Catarinense
  • do Vale do São Francisco (PE e BA)
  • da Serra da Mantiqueira (SP)

No Estado de São Paulo, a cidade São Roque se tornou uma referência, atraindo por ano aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Viagem para o exterior

Quando o assunto é viajar para o exterior em busca de experiências enogastronômicas, os brasileiros têm as seguintes preferências:

  • Uruguai
  • Argentina
  • Chile
  • Portugal
  • Espanha
  • França
  • Itália
  • Estados Unidos
  • África do Sul
  • Nova Zelândia

Programação

Com o sucesso da primeira edição, a programação do segundo evento Invino Wine Travel Summit trará ainda mais alto nível. Definida pela Cap, a programação tem ainda a colaboração de um conselho formado por especialistas de alto gabarito.

São eles: Carlos Cabral (enólogo, responsável pela seleção dos vinhos do Grupo Pão de Açúcar, fundador da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho, palestrante e escritor); Carlos Henrique Abatayguara (presidente da Jet Set Turismo e membro da rede Virtuoso, amante de vinho e da gastronomia); Jean-Philippe Pérol; e Solange Souza (jornalista especializada em vinhos e gastronomia, editora do site Mesa Completa e responsável pela comunicação da Pró-Vinho).

O site do evento é www.invino.travel.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…