.
Primeira edição do Invino em abril de 2019. Foto: Antonio Dantas
Primeira edição do Invino em abril de 2019. Foto: Antonio Dantas

A segunda edição do Invino Wine Travel Summit, evento de enoturismo da Cap Amazon Tropical Marketing, foi anunciada já com os primeiros parceiros confirmados.

Estão confirmados como parceiros o grupo Air France-KLM, a Cité du Vin, de Bordeaux (França), Wine Paths (França) e a Wines and Adventures of the Andes (Argentina). O Invino tem como foco promover a capacitação e o contato profissional entre os participantes através de palestras, reuniões e experiências enogastronômicas.

Origem do Invino

Logo da Invino
Logo da Invino

A ideia da primeira edição do Invino veio de uma constatação da Cap Amazon Tropical Marketing, de que as viagens dos brasileiros estão cada vez mais diversificadas e também sofisticadas, seja em destinos em território nacional ou internacional. Aliado a isso, a busca por experiências têm fomentado o tema do enoturismo, que figura entre prioridade na hora de escolher um destino.

Para o administrador da Cap Amazon e também diretor do evento, Jean-Philippe Pérol, o sucesso da primeira edição do Invino Wine Travel Summit confirmou essa constatação. “Nosso propósito é unir todos os que atuam no negócio do enoturismo e proporcionar uma troca de informações que, lá na frente, vai ajudar a desenvolver ainda mais o setor”, disse Pérol, que também é especialista em turismo e amante de vinho.

Enoturismo

Outra constatação para a criação do Invino é que a busca pela cultura, conhecimento e tradição do vinho não está focada unicamente na degustação, mas os brasileiros querem conhecer o local de produção, cultivo e vivenciar a experiência enogastronômica por completo. Como consequência dessa escolha, os turistas visitam locais com uma concentração de beleza grande.

O desenvolvimento das vinícolas acabou por aumentar a demanda turística dessas regiões. É claro que o Brasil não poderia ficar fora desse mapa.

Território nacional

No Brasil, a região Sul é tradicionalmente conhecida por ser um destino certo para a prática do enoturismo. No entanto, com o passar dos anos, novas frentes foram abertas e têm atraído cada vez mais turistas, desde iniciantes e especialistas, como é o caso:

  • da Serra Catarinense
  • do Vale do São Francisco (PE e BA)
  • da Serra da Mantiqueira (SP)

No Estado de São Paulo, a cidade São Roque se tornou uma referência, atraindo por ano aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Viagem para o exterior

Quando o assunto é viajar para o exterior em busca de experiências enogastronômicas, os brasileiros têm as seguintes preferências:

  • Uruguai
  • Argentina
  • Chile
  • Portugal
  • Espanha
  • França
  • Itália
  • Estados Unidos
  • África do Sul
  • Nova Zelândia

Programação

Com o sucesso da primeira edição, a programação do segundo evento Invino Wine Travel Summit trará ainda mais alto nível. Definida pela Cap, a programação tem ainda a colaboração de um conselho formado por especialistas de alto gabarito.

São eles: Carlos Cabral (enólogo, responsável pela seleção dos vinhos do Grupo Pão de Açúcar, fundador da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho, palestrante e escritor); Carlos Henrique Abatayguara (presidente da Jet Set Turismo e membro da rede Virtuoso, amante de vinho e da gastronomia); Jean-Philippe Pérol; e Solange Souza (jornalista especializada em vinhos e gastronomia, editora do site Mesa Completa e responsável pela comunicação da Pró-Vinho).

O site do evento é www.invino.travel.

Close