Sommelier Argentina vence o concurso de Melhor Sommelier das Américas

Sommelier Argentina é eleita a sommelier 2022
Sommelier Argentina Valeria Gamper é a vencedora do concurso de sommelier 2022 promovido pela ASI

.A Association de la Sommellerie Internationale (ASI) anunciou no dia 19 de fevereiro que Valeria Gamper da Argentina é a vencedora do ASI Best Sommelier of the Americas 2022, realizado em Santiago, Chile. A vitória de Valéria veio após uma competição com Hugo Duchesne (vice-campeão) do Canadá e Martin Bruno (terceiro lugar), também da Argentina. O concurso foi transmitido pelo Youtube para todo o Brasil. Quem acompanhou percebeu que todos os candidatos estavam muito bem preparados. O sommelier brasileiro Tiago Locatelli chegou à semi-final e ficou em quinto lugar na competição que teve 18 concorrentes de 11 países.

Como a nova ASI Best Sommelier das Américas, Valeria se classificou automaticamente, como uma das três vencedoras do concurso continental, para o concurso ASI Best Sommelier of the World a ser realizado em Paris, França, em 2023.

Sobre Valeria Gamper

Valeria Gamper
Valeria Gamper

Nascida e crescida em Buenos Aires. Com 19 anos apaixonou-se por bebidas e serviço graças a um curso de Bartender que fez quando estudava Gestão Hoteleira. Mesmo sem beber vinho à época, algo na bebida atraiu sua atenção.

Após anos de serviço e imersão na gastronomia, sentiu a necessidade de aprender mais sobre o mundo do vinho e das bebidas em geral. Foi então que ingressou no Centro Argentino de Vinhos e Destilados ¨CAVE¨, em Buenos Aires, para estudar Sommellerie.

Muito curiosa e inquieta, nunca deixou de estudar. Possui o nivel 3 WSET L Award in Wines and Spirits (Pass With Distinction), e Court of Master Sommeliers Levels I e II, obtendo a maior pontuação em ambos os níveis.

Em 2019 ganhou o Concurso de Melhor Sommelier da Argentina, organizado pela Associação Argentina de Sommeliers, depois de obter o 2º lugar em duas ocasiões anteriores (2012 e 2017). Nesse mesmo ano teve a honra de ser incluída como uma das Personalidades do Ano da Revista Gente (Buenos Aires, Argentina), e estar entre as referências sub-35 da revista La Nación (Buenos Aires, Argentina).

Também ficou em 4º lugar no Concurso Best Sommelier of America 2018, no Canadá, organizado pela ASI (International Sommelier Association) e APAS (Pan American Sommeliers Alliance), sendo a única mulher desse concurso entre os dez primeiros.

Além disso, faz parte Diretoria da Associação Argentina de Sommeliers, onde também colabora escrevendo. Também integra o corpo docente da CAVE.

Sobre a ASI

A Association de la Sommellerie Internationale, uma organização sem fins lucrativos, foi fundada em Reims (França) de 3 a 4 de junho de 1969, e tem os seguintes objetivos:
-Reunir as associações nacionais de sommeliers (apenas uma associação membro por país) e promover a sua fundação onde ainda não existem
-Coordenar ações destinadas ao desenvolvimento e avanço da profissão por diversos meios (cursos de formação, etc.)
-Aprimorar a profissão do sommelier e educar os consumidores
-Defender a ética da profissão

Leia tambem: WoW – projeto de enoturismo em Portugal

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…