Sommelière de Destaque: Ana Clara Amaral

Ana Clara Amaral, sommelière do A' Mano. Foto: arquivo pessoal
Ana Clara Amaral, sommelière do A’ Mano. Foto: arquivo pessoal

A partir de histórias contadas por meus colegas de trabalho, me apaixonei pelo ofício e comecei a me preparar para entrar no mundo do vinho”, conta Ana Clara Amaral ao explicar o início de sua trajetória como sommelière. Isso aconteceu por volta de 2001, quando ainda trabalhava como hostess na rede Fasano em São Paulo e observava curiosa os colegas do bar e da cozinha discutirem sobre a importância do clima, do sol e da força dos ventos para o resultado de um bom vinho.

Pouco tempo depois, o que era curiosidade virou paixão e, em seguida, trabalho. Hoje, aos 36 anos de idade, Ana Clara Amaral já contabiliza 15 anos de experiência na área de Enogastronomia, sendo 11 dedicados aos restaurantes da rede Fasano. “Lá aprendi sobre gestão, serviço, organização, padrão e cooperação. Compreendi que uma boa equipe precisa trabalhar com sinergia, quase como uma sinfonia”, sintetiza.

Atualmente Ana Clara brilha como sommelière do restaurante A’ Mano em Brasília, local em que diariamente divide seus conhecimentos com a equipe que gerencia e onde é também fonte de inspiração para muitos que pretendem vir a trabalhar como sommelier.

"... poder degustar os vinhos que sirvo é experiência bastante enriquecedora"
“… poder degustar os vinhos que sirvo é experiência bastante enriquecedora”

Quando perguntada se sofre algum tipo de preconceito por ser mulher em uma atividade que até pouco tempo era exclusiva dos homens, ela destaca que acontece justamente o contrário. “Na maior parte do tempo, acabo sendo privilegiada pelo fato de ser mulher. Os clientes ficam curiosos com a minha história; as mulheres adoram me ver trabalhando e sempre destacam que se sentem felizes por ter mais uma mulher dentro de um mundo tão masculino”, explica.No que diz respeito ao seu trabalho, Ana Clara confessa que a maior predileção é fazer cartas de vinhos. “Amo ver a carta pronta, fico namorando, harmonizando, pensando nos rótulos que faltam ser encaixados…”. Também acredita que poder degustar os vinhos que serve é experiência bastante enriquecedora. “Posso treinar meus sentidos, conhecer mais sobre o universo enogastronômico e até mesmo me “teletransportar” para qualquer outro pedaço do mundo”, conclui.

Nessa entrevista “Gota a Gota”, você vai conhecer rapidamente um pouco mais sobre a Ana Clara Amaral, “a sommelière destaque do mês de setembro do Blog Vinho Tinto”.

Gota a Gota com a Somèliere Ana Clara

Naturalidade – Brasiliense

Idade – 36 anos

Pessoas especiais – Mamãe (só a mais, para não gerar ciúmes).

Vinho inesquecível  – La Tache

Vinho do dia a dia – Portugueses

Sonhos  – Meu comércio de vinhos descomplicados.

Hobbies – Vinho com fogueira e a natureza com muita água.

Livros – Arte e Ciência do Serviço, Heinz Beek; Vinho e Comida, Joanna Simon; A Viúva Clicquot, Tilar J. Mazzeo; Uma Breve História do Vinho, Rod Phillips.

Experiências Profissionais na área – Bar des Arts – importadora Terroir, passei onze anos na rede Fasano, nos restaurantes Gero Caffe, Armani Caffe, Forneria Daslu, Forneria San Paolo e Gero Brasília, depois pelo Parrila Madrid, MM Representações e hoje assino a carta do restaurante Contê e trabalho no A’Mano, em Brasília-DF.

Ídolo do mundo Enogastronômico – Angelo Gaja

Talento (além de ser sommelier) – Comunicação

Cursos relevantes – ABS São Paulo Sommelier Profissional, EAS Buenos Aires – Introdução ao Conhecimento do Vinho e à Degustação – nível II, Diageo Bar Academy, Gianni Tartari – Mundo do Vinho, WSET 2 (estudando para o certificado)

Viagem marcante – Itália

Cidade do coração – São Paulo

Mania – Natação em água corrente

Gastronomia predileta (prato preferido) – Espaguete Pomodoro Basílico.

Recado para os amigos do vinho

“Do sabor das coisas

Por mais raro que seja,

Ou mais antigo,

Só um vinho é deveras excelente:

Aquele que tu bebes calmamente

Com o teu mais velho

E silencioso amigo…”

Mario Quintana

Carpe Diem!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…