Taypá Sabores del Peru entre os 10 melhores restaurantes do Brasil no Trip Advisor

Ceviche Criollo - crédito Fabricio Rodrigues
Ceviche Criollo – crédito Fabricio Rodrigues

O Trip Advisor, site internacional de conteúdo de turismo (viagens, hotéis e gastronomia), avaliou o restaurante brasiliense Taypá Sabores del Peru como um dos 10 melhores do Brasil. O resultado teve como base avaliação espontânea de consumidores. Confira aqui

Sobre o Taypá Sabores del Peru

Taypá - Tofu y Noqui - crédito Fabricio Rodrigues
Tofu y Noqui – crédito Fabricio Rodrigues

Uma expressão peruana que significa fartura dá nome ao premiado endereço gastronômico em Brasília. Inaugurado em 2010, o restaurante com cardápio de sabor marcante inspirado na cozinha novoandina foi reconhecido já no ano seguinte pelo Governo do Peru como “Melhor Peruano no Brasil”. Entre outros prêmios foi escolhido em 2013, um dos cinco peruanos imperdíveis no mundo, de acordo com o jornal peruano Diario el Comercio. Localizado na Comercial da QI 17, no Lago Sul, o Taypá reúne grandes nomes da gastronomia local e internacional como os irmãos Ivone e Antônio Carvalho, além de Madalena Carvalho do tradicional BierFass Lago do Pontão do Lago Sul, e o chef peruano Marco Espinoza, responsável pelo criativo e elogiado menu da casa, renovado a cada seis meses.

Prêmios      

Tiradito Nikkey - crédito Fabricio Rodrigues (5)_Easy-Resize.com
Tiradito Nikkey – crédito Fabricio Rodrigues

Em 2017, 2014 e 2013, o Taypá Sabores del Peru foi considerado o melhor restaurante da capital do País pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” que elegeu, também em 2014, o chef Marco Espinoza como o número um da cidade. Em 2013 e 2014, o Taypá conquistou o prêmio principal nas categorias Melhor Restaurante e Cozinha do Mundo pela revista Encontro Gastrô, que o premiou também em 2015 e 2016 como o melhor na categoria Cozinha do Mundo. Foi apontado em 2013 como um dos cinco melhores peruanos espalhados pelo mundo, segundo o jornal peruano Diario el Comercio ao lado dos restaurantes Lima London (em Londres), Chicha (Hong Kong), Picca (Los Angeles) e Tanta (Barcelona).  Em 2011, foi reconhecido como o “Melhor Peruano no Brasil” pelo Governo do Peru e pela “Comer & Beber” da Veja Brasília, o melhor em duas categorias: Cozinha Contemporânea e Restaurante Revelação.  Em 2014, a casa foi eleita a 4ª melhor do Brasil e a 8ª da América do Sul, segundo as avaliações do site TripAdvisor. Em 2017, 2016 e 2015, foi um dos finalistas ao Prêmio Melhores do Ano, promovido pela publicação Prazeres da Mesa, na categoria “Restaurante do Ano – Região Centro-Oeste”. Em 2016 recebeu o selo Top Choice, concebido pelo site chinês Lián. Foi eleito, também, o 25º Melhor Restaurante Sofisticado da América do Sul, de acordo com o site TripAdvisor. Em 2019 ganhou como “Cozinha do Mundo” pela premiação Encontro Gastrô.

Sobre o chef Marco Espinoza

Aos 40 anos, 20 como chef, Marco Espinoza é referência quando se fala em gastronomia do país andino. Nascido em Lima, Peru, Espinoza mudou-se para Buenos Aires aos 19 anos, quando começou a trabalhar com sua mãe na embaixada peruana na Argentina. Logo após sua formação pelo I.A.G (Instituto Argentino de Gastronomia) tornou-se chef executivo da representação peruana na capital portenha, de onde saiu para comandar o então renomado Bardot, restaurante peruano famoso pelas paredes pink e lustres luxuosos localizado em Palermo, um dos bairros mais valorizados da capital argentina. De lá seguiu para as principais cozinhas portenhas antes de fixar-se em Brasília para fundar o Taypá. Em 2013 fincou território no Rio de janeiro para estar também à frente do Lima Cocina Peruana (que em 2015 foi reconhecido pelo Guia Michelin Brasil com o mérito de Bib Gourmand), no bairro de Botafogo. O chef comanda também o El Chaco Parrilla, com endereços em São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o título recebido pelo Taypá de ‘Melhor Restaurante Peruano no Brasil’ do governo do Peru, Espinoza recebeu uma medalha pelo seu talento e excelente trabalho realizado no restaurante. Foi eleito chef do ano pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” em 2014 e pelo guia gastronômico Brasília Show Gastronomia 2016/2017.  Também foi convidado para comandar a cozinha da Casa do Peru, nas Olímpiadas Rio 2016.

Taypá Sabores del Peru – Serviço

QI 17, Comercial, Bloco G, lojas 208/210 – Fashion Park – Lago Sul

Fone: 61 3248.0403 / 61 98626.0235 – Reservas, delivery e take-out

eia também: Vinhos S.A. – rótulos exclusivos para os restaurantes de Brasília

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…