Tendência sobre Consumo e Mercado de Vinho é pauta de Congresso em Bento Gonçalves (RS)

Branco, tinto ou rosé? Espumante ou tranquilo? Nacional ou importado? O que influencia o consumidor no momento da escolha e compra de um vinho? As vinícolas devem seguir as tendências do mercado ou criar seus próprios diferenciais? Responder a essas e outras questões será a tarefa de Márcio Oliveira, palestrante que irá realizar a abertura do XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e do XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, no dia 3 de novembro, em Bento Gonçalves.
A palestra “Entendendo o que os consumidores valorizam nos vinhos e estabelecendo estratégias para o mercado”, terá como ponto de partida os resultados de duas pesquisas. A primeira com consumidores de vinho, e outra na qual foram entrevistados, consumidores ou potenciais consumidores de vinho. Oliveira adianta que “de uma forma geral, o brasileiro prefere vinhos tintos, frutados e com taninos macios”.
Além das pesquisas, toda a sua trajetória como editor do Blog: Vinoticiasbh, Ex-Diretor de Degustação e Vice-Presidente da SBAV-MG; Ex-Diretor de Degustação da Confraria de Sommeliers Profissionais de Belo Horizonte; Diretor de Degustação e Professor do Curso de Sommeliers na ABS-Minas e consultor para lojistas e restaurantes, irão auxiliar na apresentação deste complexo cenário atual e de seus reflexos.
A programação completa do XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, de 3 a 7 de novembro, numa promoção conjunta entre a Embrapa Uva e Vinho e Associação Brasileira de Enologia (ABE), pode ser conferida no site oficial do evento, www.clavecongres.com,  onde também pode ser efetuada a inscrição.
Até o momento, cerca de 50% das inscrições para participar da programação dos eventos está preenchida. Até o dia 31 de agosto, o valor das inscrições para estudantes será de  R$ 570 e  R$ 780 para profissionais.  Na inscrição estão inclusos o coquetel de abertura, três almoços no local do evento, seis coffee breaks, três degustações temáticas, material dos Congressos e certificado de participação. As visitas técnicas previstas na programação serão por adesão, com divulgação de valores em breve.
O XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia são uma promoção da Associação Brasileira de Enologia e Embrapa  Uva e Vinho com patronagem da Organização Internacional da Uva e do Vinho; patrocínio do Ibravin, Prefeitura de Bento Gonçalves,  LNF Latino Americana, Lallemand, AEB Group, Verallia, Scholle, Amazon Group, Vêneto Mercantil , e apoio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Dall’Onder Grande Hotel.
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…