Cline Cellars: um toque do Rhône em vinhos da Califórnia

IMG_8337
Visita à Cline Cellars, em Sonoma (CA)

Outra vinícola que tive a oportunidade de conhecer em Sonoma, na Califórnia, foi a Cline Cellars Vineyard cujo proprietário é Fred Cline, neto de Valeriano Jacuzzi (aquele mesmo das banheiras). O lugar – como tudo por aqui – é bem charmoso.

IMG_8342
Como tudo em Sonoma, a Cline Cellars é um local bem charmoso e agradável.

Ao lado da casa onde são realizadas as degustações, existe um amplo jardim gramado onde é possível realizar piqueniques e eventos. Há também um belo lago artificial com carpas completando a beleza do local.

IMG_8386
Nos amplos gramados verdes é possível a realização de piqueniques e eventos organizados pela pela própria vinícola.
IMG_8358
Pose para foto no lago artificial do lugar

Quem me recebeu por lá foi o gentil René Jenkins. Depois de me servir uma taça do delicioso e refrescante Estate Viognier 2013 (com notas de pêssego e frutas cítricas), ele deu início à visita explicando, sempre com muito humor, toda a história da vinícola e apresentando com detalhes cada cantinho da propriedade.

IMG_8340
Com o guia René Jenkis: visita com detalhes e humor

Um pouco de Rhône – O que me chamou a atenção na Cline Cellars  foi o fato de a vinícola ser especializada em varietais do Rhône. Para quem está cansado de beber os famosos  Chardonnay e  Cabernet Sauvignon da Califórnia é, portanto, uma excelente pedida. Segundo René explicou, os climas mais frios das áreas vinícolas de Carneros (onde fica a sede) e de Petaluma, em Sonoma Coast, são perfeitos para o cultivo de Syrah, Viogner, Marsanne e Roussanne – cepas típicas do sudeste da França.

IMG_8346
Cline – especialista em varietais do Rhône

Vinhas velhas na Cline Cellars – Vinhos à base de Zinfadel também são o forte da Cline que, inclusive, possui vinhedos antiquíssimos – entre 80 e 120 anos – plantados em Oakley, na Contra Costa County, local mais quente que Carneros e Petaluma e com solos arenosos, indicados para este tipo de uva.

IMG_8350
Os vinhos à base de Zinfandel também são o forte da Cline Vineyards

Sustentabilidade – Para controlar as pragas e ervas daninhas, a vinícola começou a usar um método natural de agricultura que eles chamam de corda verde – algo que vai além dos rótulos orgânicos. Esse método não usa produtos químicos tóxicos para o controle de pragas e ervas daninhas. Em vez disso, o solo é reforçado usando minerais triturados e conchas de ostras moídas. Ovelhas também são usadas para removerem as ervas daninhas das vinhas.

Ovelhas são usadas para o controle de ervas daninhas
Ovelhas são usadas para o controle de ervas daninhas

Missões  católicas – A visita a esta vinícola também contou com explicações históricas interessantes. Fiquei sabendo que uma das católicas missões espanholas passou pelo mesmo local onde funciona a vinícola entre 1683 e 1834 com o nome de Missão San Francisco. Uma cruz sagrada erguida pelo padre José Altimira em 1823 permanece no local até hoje e deixa o mais especial e com uma incrível energia positiva.

IMG_8355
Cruz erguida pelo Padre José Altimira durante as missões espanholas na Califórnia

Muito interessante e divertida também foi a parte da visita às áreas de vinificação e maturação.

IMG_8367
Vinificação: explicação divertida nos tanques
IMG_8377
Barricas de carvalho francesa utilizadas para a maturação de alguns vinhos.

 Linha de produção moderna – Também conheci toda a linha de produção da vinícola. Nossa! Tudo muito moderno e extremamente ágil. Achei muito legal. Gravei até um vídeo pra mostrar um pouquinho do que vi por lá. Dá só uma conferida:

Degustação – Depois do interessante tour, fui apreciar os vinhos. Degustei vários: brancos, rosés e tintos. Vou apresentar alguns deles pra vocês aqui, ok? Se forem por lá, não deixem de experimentá-los!

IMG_8395
Depois do “tour” tive a oportunidade de degustar vários vinhos, dentre brancos, rosés e tintos. 

Marsanne, Roussane 2013 Sonoma Coast – Marsanne e Roussane normalmente é um blend comum no Norte do Rhône. Essas, inclusive, são as duas únicas uvas brancas permitidas  nas apelações de Crozes-Hermitage AOC, Hermitage AOC e Saint- Joseph AOC, inclusive. Acredito que tenham se adaptado muito bem por aqui pois o vinho da Cline é simplesmente delicioso e tem sido frequentemente elogiado por renomados especialistas. Bem fresco, com notas de frutas tropicais (abacaxi e melão) e certa mineralidade.

IMG_8391

Mourvèdre Rosé 2014 – Esse é um vinho raro e eu não poderia perder a oportunidade de experimentá-lo. É difícil de ser encontrado por aqui porque é elaborado com a cepa branca Mourvèdre originária de vinhas  de mais de 80 anos de idade. Além disso,  é rosé. Enfim: provei e aprovei! É um vinho elegante, leve e fresco, com toques de frutas vermelhas – especialmente cereja, mas com boa persistência no nariz e boca – Acredito que as vinhas velhas tenham influenciado nesse quesito.

IMG_0965

Cashmere 2013– Esse  vinho de nome “Cashmere” é o famoso corte GSMGrenache, Syrah e Mouvèdre. É um vinho bem elegante, estilo Rhône mesmo, redondo e com aromas e sabores de frutas vermelhas. Tem um toque de pimenta que o deixa mais especial. É um vinho fácil de beber e de ótima relação qualidade x preço.

IMG_0978

Syrah Los Carneros 2012 – Mistura de frutas vermelhas e negras, notas de baunilha, café e pimenta. Na boca tem uma boa presença e um final longo bem impressionante. Os taninos são bem moderados.

IMG_0996

Live Oak Zinfandel 2012 Contra Costa County – Pensa num Zinfandel top… Ele é realmente muito especial porque é feito com uvas de algumas das vinhas de Zinfandel mais antigas da Califórnia. Realmente é um show. Concentrado, intenso, complexo. Possui taninos aveludados e ótima acidez. Foi o meu eleito da tarde!

IMG_8397

Visitas – As visitas à Cline acontecem diariamente das 10h às 18h. Há vários tipos de degustações no local, inclusive gratuitas e que não precisam ser reservadas. Já as mais especiais variam de US$10 a US$40 e necessitam de agendamento. Clique aqui para saber mais.

IMG_8341

Vinhos da Cline – No Brasil, alguns dos vinhos da Cline podem ser encontrados na Smartbuy, parceira do Blog Vinho Tinto na realização desta visita.

a maior selecao de vinhos californianos do Brasil

Confira mais fotografias da visita clicando aqui.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…